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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25073
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo de cinzas volantes de uma termelétrica da região metropolitana de Fortaleza-CE para aplicação em camadas granulares de pavimentos |
Autor(es): | Barros, Kelvia Silva |
Orientador: | Barroso, Suelly Helena de Araújo |
Palavras-chave: | Transportes;Termelétrica;Cinza volante;Estabilização;Pavimentação |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | BARROS, K. S. Estudo de cinzas volantes de uma termelétrica da região metropolitana de Fortaleza-CE para aplicação em camadas granulares de pavimentos. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Resumo: | A presente dissertação buscou verificar a possibilidade do aproveitamento das cinzas volantes de carvão mineral advindas de uma termelétrica da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para aplicação em camadas granulares de pavimentos. Foram realizados ensaios de caracterização física, mecânica e ambiental das cinzas (classificadas como não inertes) e de um solo local, bem como de misturas estabilizadas granulometricamente (solo+cinza) e misturas estabilizadas quimicamente (solo+cinza+cal). De posse dos resultados dos ensaios mecânicos das misturas estabilizadas granulometricamente (solo puro, 3 misturas de 30%, 50%, 70% de cinza e a cinza pura), foram escolhidas duas misturas (cinza pura e 50%cinza+50%solo) para serem estabilizadas com 5% de cal. Essas misturas foram avaliadas em diferentes tempos de cura (0, 7, 14 e 28 dias) para os ensaios de Índice de Suporte Califórnia (CBR), Módulo de Resiliência (MR), Resistência à Compressão Simples (RCS) e Resistência à Tração (RT). Foi escolhida a melhor mistura (95%cinza+5%cal) para ser comparada com uma camada de base de uma estrutura de pavimento asfáltico da BR-222 de um trecho monitorado. A partir de análises numéricas com o programa CAP3D, as duas estruturas foram comparadas quanto às deflexões ocorridas no topo do pavimento, deformações horizontais na fibra inferior das camadas asfálticas e tensões verticais no topo do subleito. Os resultados obtidos, a partir do programa experimental desenvolvido para a região e solos estudados, encorajam o emprego das cinzas volantes em camadas granulares dos pavimentos. |
Abstract: | This dissertation aimed to evaluate the possibility of reusing fly ash coming from a thermoelectric in the Metropolitan Region of Fortaleza, Brazil, for application in pavement unbound layers. Physical, mechanical, and environmental characterization tests were performed in a local soil, in the ash (classified as a non-inert material), as well in graded stabilized mixtures (soil+ash) and chemically stabilized mixtures (soil+ash+lime). With the results of mechanical tests obtained for the graded stabilized mixtures (soil material, 3 mixtures with 30%, 50%, and 70% of ash, and pure ash), two mixtures were also stabilized with 5% of hydrated lime. These mixtures were evaluated at different curing times (0, 7, 14, and 28 days) by means of California Bearing Ratio (CBR) test, Resilient Modulus (RM), Unconfined Compression Strength (UCS) and Indirect Tensile Strength (ITS). The mixture with the most appropriate characteristics (95% of ashes+5% of hydrated lime) was chosen in order to be compared with a base layer of an asphalt pavement structure on the Brazilian highway BR-222, in a monitored experimental road section. By means of numerical analyses using the CAP3D software, these two structures were compared regarding the deflections occurring on the pavement surface, the horizontal strain at the bottom of the asphalt layer, and the vertical stresses on the top of the subgrade. The results obtained with the experimental program, which was developed for the specific region and soil materials studied in this research, encourage the use of fly ashes in pavement unbound layers. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25073 |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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