Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25035
Tipo: TCC
Título : Rosa da Fonseca: a Rosa que fala e luta
Autor : Gomes, Aurísio Cajazeira
Tutor: Salgado, José Ronaldo Aguiar
Palabras clave : Rosa Maria da Fonseca;Movimento estudantil;Liberdade e política;Prisão e tortura
Fecha de publicación : 2013
Citación : Gomes, A. C.; Salgado, J. R. A. (2013)
Resumen en portugués brasileño: O sambista do morro carioca Cartola, certa vez, em uma de suas famosas composições, escreveu que “as rosas não falam”. Com a devida vênia ao saudoso compositor, apresento nesta obra uma Rosa brotada do árido chão do sertão central cearense, especificamente, em Quixadá. Uma região banhada pelo açude Cedro e cercada dos monólitos que enfeitam a dura realidade da vida sertaneja. De agora em diante, vai ser preciso contar muitos causos reais, para se entender o passado, o presente e futuro dessa mulher rosa, cearense, nordestina, a Rosa que fala e luta, sem trégua. O filme “a morte comanda o cangaço”, rodado em Quixadá, no final da década de 1960, prova o quanto a realidade sertaneja é fruto de uma vida de secas, pedras, xiquexiques e fé. Assim é o sertão central, o sertão onde Rosa foi brotada. Foi na terra dos monólitos que nasceu Rosa Maria Ferreira da Fonseca Nascimento, no dia 24 de abril de 1949. Quis o destino que a menina interiorana, focada no desejo de aprender numa cidade ainda pequena e sem expressão na busca do conhecimento, viesse para Fortaleza, para ingressar na Universidade Federal do Ceará (UFC), orgulhando os familiares e conterrâneos. Não era fácil naqueles anos, um estudante do interior ingressar na universidade. Ela vem pra cidade grande em busca do sonho de vencer na vida, mas já com gosto de luta e tempero de liberdade (os irmãos e os amigos dela já estavam na luta), que faz dessa jovem menina do interior enveredar por caminhos espinhosos, na batalha por justiça, respeito, igualdade e tantas coisas mais, em sua caminhada de mulher e revolucionária.[...]
Descripción : GOMES, Aurísio Cajazeira. Rosa da Fonseca: a Rosa que fala e luta. 2013. 82f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25035
Aparece en las colecciones: JORNALISMO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_tcc_acgomes.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.