Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25032
Tipo: TCC
Título: Sintonias entre rádio e música: a relação da rádio Universitária FM com o Coletivo Bora! - Ceará Autoral criativo
Autor(es): Carvalho, Tainara Maíra de
Orientador: Gorczevski, Deisimer
Palavras-chave: Rádio Público;Rádio Universitária;Programação radiofônica;Música Autoral Cearense;Coletivo musical;Programación radiofónica
Data do documento: 2012
Citação: Carvalho, T. M.; Gorczevski, D. (2012)
Resumo: O presente trabalho envolve as áreas de Comunicação Radiofônica e Música, propondo pensar a relação entre a Rádio Universitária FM 107,9 MHz e o Coletivo BORA! – Ceará Autoral Criativo. Trata-se de pesquisa de dimensão qualitativa, que envolve pesquisa bibliográfica e documental, observação participante, entrevistas e produção de um mapeamento pontual da programação radiofônica. O estudo apresenta e problematiza questões relacionadas ao rádio público e a respectiva programação, trazendo como principal referência a pesquisa de Valci Zuculoto (2010), bem como aspectos da trajetória e da atualidade da Rádio Universitária e sua programação musical. Ao percorrer trechos da história de coletivos e movimentos musicais cearenses com destaque para o Pessoal do Ceará e a referência no estudo de Pedro Rogério (2010), a ênfase da pesquisa foi à experiência do BORA! Ceará Autoral Criativo, considerando-o como uma nova geração da música autoral cearense. Por último, ao analisar pontos que aproximam e distanciam a Rádio e o BORA, o trabalho constata a potência da relação ao provocar o exercício de pensar e intervir nos modos de conceber cultura, educação e cidadania, contribuindo ao final com recomendações sobre a possibilidade de se pensar em novas estratégias para os programas musicais, novas linguagens, novas formas de discutir música. Pensar em ambientes de produção de arte e ciência, música e conhecimento. Provocar o pensamento da arte e da ciência como fazeres e saberes que podem alargar os modos de relação com a cidade e a universidade.
Resumen: El presente estudio implica las áreas de Comunicación Radiofónica y Música, proponiendo pensar la relación entre la Rádio Universitária FM 107,9 MHz y el Colectivo BORA! – Ceará Autoral Criativo. Tratamos de una investigación de dimensión cualitativa, que implica investigación bibliográfica y documental, observación participante, entrevistas e producción de un levantamiento cartográfico puntual de la programación radiofónica. El estudio presenta y problematiza cuestiones relacionadas a la radio pública y su respectiva programación, trayendo como principal referencia la investigación de Valci Zuculoto (2010), así como aspectos de la trayectoria y de la actualidad de la Rádio Universitária y su programación musical. Al recorrer partes de la historia de colectivos y movimientos musicales cearenses, con realce para el Pessoal do Ceará y la referencia en el estudio de Pedro Rogério (2010), la énfasis de la investigación fue la experiencia del BORA! – Ceará Autoral Criativo, considerándolo como una nueva generación de la música autoral cearense. Por último, al analizar puntos que aproximan y distancian la Rádio y el BORA, el estudio constata la potencia de la relación al provocar el ejercicio de pensar y intervenir en los modos de concebir cultura, educación y ciudadanía, contribuyendo al final con recomendaciones acerca de la posibilidad de pensar en nuevas estrategias para los programas musicales, nuevos lenguajes, nuevas formas de discutir música. Pensar en ambientes de producción de arte y ciencia, música y conocimiento. Provocar pensamiento del arte y de la ciencia como formas de actuar y saberes que pueden ampliar los modos de relación con la ciudad y la universidad.
Descrição: CARVALHO, Tainara Maíra de. Sintonias entre rádio e música: a relação da rádio Universitária FM com o Coletivo Bora! - Ceará Autoral criativo. 2012. 88f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25032
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_tmdcarvalho.pdf385,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.