Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24982
Tipo: TCC
Título: A influência da organização do espaço físico na educação infantil no trabalho pedagógico do professor
Autor(es): Gomes, Ana Carolina Cabral
Orientador: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palavras-chave: Educação Infantil;Espaço escolar;Trabalho pedagógico
Data do documento: 2012
Citação: GOMES, Ana Carolina Cabral. A influência da organização do espaço na educação infantil no trabalho pedagógico do professor. 2012. 34f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Discutir sobre espaço escolar levanta vários questionamentos, por isso torna-se indispensável delimitar a abordagem deste tema no presente trabalho. Desse modo, é relevante apontar que a problemática que envolveu esta pesquisa versou sobre como a organização do espaço escolar na Educação Infantil influenciava o trabalho pedagógico do professor. Na abordagem teórica foram discutidos os aspectos fundamentais dos documentos oficiais e de autores como Campos, Rosemberg, Füllgraf, Wiggers, Oliveira, dentre outros, referentes a uma boa infraestrutura física do espaço escolar. Também foram trabalhados aspectos relacionados ao trabalho pedagógico do professor e sua relação com as concepções do desenvolvimento, segundo Vygotsky. Através da aplicação de um questionário, foram coletados os dados sobre as vivências de professoras da Educação Infantil em relação a esse tema. Na análise desses dados foi feita uma relação dessas realidades com o conteúdo teórico. Todo esse estudo provocou uma reflexão sobre a importância da organização do espaço escolar neste nível de ensino.
Abstract: School space is a subject that starts many discussions, because of this it is necessary to limit the approach of this subject in this study. So, it’s relevant to point that this research exposed about how the school space organization in preschool can influence teachers’ job. The theoretical chapters discussed the fundamental aspects of the official documents and the main ideas from authors as Campos, Rosemberg, Füllgraf, Wiggers, Oliveira, which refer to a good structure in school spaces. This study also involves the discussion about teachers’ job and its relation with the development conceptions, according to Vygotsky. Through application of questionnaire, it was gathered data about the preschool teachers’ experiences about this theme. The data analysis chapter presents a relation between the reality and the theoretical aspects of the theme. All this study makes us think over the importance of the school space organization
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24982
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_ accgomes.pdf88,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.