Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24974
Tipo: TCC
Título: Programas educacionais numa abordagem sistêmica em organizações públicas de Fortaleza-CE
Autor(es): Sousa, Juliana Silva
Orientador: Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave: Treinamento & Desenvolvimento;Programas Educacionais;Pedagogia Organizacional
Data do documento: 2012
Citação: SOUSA, Juliana Silva. Programas educacionais numa abordagem sistêmica em organizações públicas de Fortaleza-CE. 2012. 68f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo pesquisar sobre os programas educacionais numa perspectiva da abordagem sistêmica em organizações públicas de Fortaleza. Inicialmente, são abordados os aspectos conceituais do Treinamento, Desenvolvimento e Educação, bem como, objetivos e relevância do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) no ambiente organizacional. Identificar os elementos que compõem o ciclo e as suas aplicações nas etapas do Treinamento e Desenvolvimento nas organizações. Em seguida, compreender a cerca dos programas educacionais, as implicações do pedagogo organizacional e as aplicações da avaliação numa perspectiva das correntes ou abordagens pedagógicas organizacionais. Os dados foram coletados na Justiça Federal do Estado do Ceará (JFCE), na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e na Secretaria de Administração do Município (SAM), através do método comparativo, por intermédio dos formulários e de entrevistas coletadas por meio dos depoimentos dos três profissionais da célula de desenvolvimento e gestão de pessoas das organizações participantes do estudo. Constatou-se que nas três organizações se utilizava a abordagem sistêmica em todas as etapas do Treinamento e Desenvolvimento (T&D), porém fica evidente que aconteça em uma perspectiva prática e não tem fundamentação teórica. Assim, evidencia-se que precisa haver modificações em alguns aspectos a fim de aprimorar e aperfeiçoar os Programas Educacionais. Portanto, nas três organizações verificou-se uma aplicação de avaliação de reação, mas os referentes profissionais acreditam que somente após uma avaliação mais completa no qual apresente mais variáveis, como: a aprendizagem, comportamento e resultado é que será possível fazer uma avaliação mais efetiva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24974
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_ jssousa.pdf733,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.