Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24970
Title in Portuguese: Avaliação da aprendizagem: as concepções de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza
Author: Alencar, Kayciane Assunção
Advisor(s): Passos, Carmensita Matos Braga
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Nota
Verificação
Instrumentos
Issue Date: 2012
Citation: Alencar, K. A.; Passos, C. M. B. (2012)
Abstract in Portuguese: A avaliação da aprendizagem é um processo de grande relevância para o trabalho pedagógico, pois aponta as dificuldades e avanços dos alunos frente ao desafio de aprender, dando subsídios ao professor para uma tomada de decisões. A pesquisa teve como objetivo principal identificar as concepções de avaliação de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. Para tal, busquei compreender como o professor percebe o erro, a nota, as atitudes tomadas frente aos resultados e a importância de uma prática investigativa para o processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar tais objetivos, foram aplicados questionários com nove questões, dentre as quais seis questões abertas e três objetivas. A análise dos dados coletados demonstrou que a maioria dos professores investigados reconhece a importância da avaliação com intenção formativa e mediadora. No entanto, algumas respostas apontam uma visão de avaliação ainda restrita à verificação centrada na nota. Estes dados revelam a necessidade de um maior investimento no processo, além disso, destaquei a importância de uma contínua formação, contribuindo para um fazer pedagógico cada vez mais reflexivo.
Description: ALENCAR, Kayciane Assunção. Avaliação da apredizagem: as concepções de professores do 4º e 5º ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza. 2012. 51f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24970
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_ kaalencar.pdf417,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.