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Título: ‘2TSCRUM’: um jogo de tabuleiro para o ensino do Scrumm
Autor(es): Brito, Andreza de Souza
Orientador(es): Vieira, Jeferson Kenedy Morais
Palavras-chave: Engenharia de Software
Métodos ágeis
Jogos de simulação
Data do documento: 2016
Citação: Brito, Andreza de Souza; Vieira, Jeferson Kenedy Morais (2016)
Resumo: A necessidade de softwares de qualidade, baixo custo e diferenciais, as mudanças constantes do mercado e a necessidade que as empresas de desenvolvimento de software sejam velozes e flexíveis, acarretou na criação de uma nova abordagem para o desenvolvimento de software. Os métodos ágeis buscam reduzir o tempo destinado a documentação e aumentar o tempo do desenvolvimento de software, além de serem adaptativos a mudanças. O Scrum é um dos métodos ágeis mais utilizados no mercado de desenvolvimento de software. Com o isso, o interesse por profissionais que tenham experiência com métodos ágeis, em específico o Scrum, é cada vez maior. No entanto, o ensino dos métodos ágeis é realizado de forma teórica, porém, devido à complexidade desses métodos, há a necessidade de prática para fixar o conteúdo e fornecer um primeiro contato prático. Um modo de ensino prático que tem apresentado bons resultados é a utilização de jogos. Neste contexto, com o objetivo de contribuir para o ensino dos métodos ágeis, este trabalho propõe um jogo de simulação para auxiliar o ensino prático de um método ágil, o Scrum. Para isso, foi elaborado e construído um jogo que auxilie no ensino do Scrum, e foi realizado uma avaliação de jogos educacionais com os alunos de graduação da disciplina de Introdução a Processos e Requisitos de Software, alunos que já cursaram a disciplina de Engenharia de Software e alunos de especialização em Engenharia de Software da disciplina de Gestão Ágil de Projetos. Os resultados obtidos indicam que o jogo proposto é útil para o ensino prático de Scrum.
Abstract: The need for software with quality, low cost and differential, the constant changes in the mart and the need for fast and flexible software development companies, led to the creation of a new approach to software development. The agile methods seek to reduce the time devoted to documentation and to increase the time of software development, besides being adaptive to changes. Scrum is one of the agile methods mostly used in the software development market. The interest for professionals who have experience with agile methods, in specific Scrum, is increasing. However, the teaching of the agile methods is carried out theoretically, however, due to the complexity of these methods, there is a need for practice to fix the content and provide a first practical contact. However, the teaching of these methods is carried out theoretically, but, due to the complexity of the agile methods, there is a need for practice to fix the content and provide a first practical contact. One practical teaching method that has shown good results is the use of games. In this context, with the aim of contributing to the teaching of agile methods, this work proposes a simulation game to assist the practical teaching of Scrum. For this, a game was developed and built to assist in the teaching of Scrum, and an evaluation of educational games was carried out with undergraduate students of the Introduction to Processes and Software Requirements discipline, students who have already studied Software Engineering and students of specialization in Software Engineering of the discipline of Agile Project Management. The results obtained, show that the proposed game is useful to support the practical teaching of Scrum.
Descrição: BRITO, Andreza de Souza. '2TSCRUM' : um jogo de tabuleiro para o ensino do Scrum. 2016. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24946
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