Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24851
Tipo: Dissertação
Título: Resíduos de Angústia em Graciliano Ramos
Autor(es): Beccari, Liana Santana Arruda
Orientador: Medeiros, Francisco Roberto Silveira de Pontes
Palavras-chave: Mito na literatura;Teoria da residualidade (Literatura);O trágico na literatura;Résidus;Angoisse
Data do documento: 2007
Citação: BECCARI, Liana Santana Arruda. Resíduos de Angústia em Graciliano Ramos. 2007. 98f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letra, Fortaleza (CE), 2007.
Resumo: A dissertação intitulada Résíduos de Angústia em Graciliano Ramos realiza uma análise residual literária a partir de uma visão trágica da existência humana esboçada pelo autor através da angústia O trabalho divide-se em três capítulos No primeiro confrontamos a visão existencialista e materialista ressaltando a perda gradativa dos valores humanos No segundo capítulo delineamos a transposição do pensamento mítico para o racional ou seja a evolução do comportamento social do ser humano proporcionado pelo desenvolvimento cognitivo e consequentemente tecnológico do mesmo E por fim destacamos no terceiro capítulo a correlação existente entre o mito a angústia e a tragédia características presentes em Angústia de Graciliano Ramos É sabido de todos que esse grande escritor continua extremamente atual como também suas convicções concernentes ao indivíduo e à sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24851
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_lsabeccari.pdf364,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.