Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24834
Tipo: TCC
Título: Projeto e implantação de três ambientes de nuvem privada no laboratório de sistemas e banco de dados da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Barbosa, Francisco Edigleison da Silva
Orientador: Bonfim, Michel Sales
Palavras-chave: Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá;Computação em nuvem;Virtualização;Segurança da Informação
Data do documento: 2016
Citação: BARBOSA, Francisco Edigleison da Silva. Projeto e implantação de três ambientes de nuvem privada no laboratório de sistemas e banco de dados da Universidade Federal do Ceará. 2016. TCC (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2016.
Resumo: Computação em Nuvem ou Cloud Computing surgiu como uma evolução tecnológica, da necessidade de redução de custos, aumento da capacidade de processamento e armazenamento de dados. Esta tecnologia é uma tendência cujo objetivo é disponibilizar os serviços de tecnologia da informação sobre demanda de uma maneira rápida e elástica. O Laboratório de Sistemas e Banco de Dados (LSBD) é formado por uma equipe de professores, pesquisadores e estudantes (tanto de graduação quanto de mestrado e doutorado) que fazem estudos e pesquisas na área de computação em nuvem, banco de dados e sistemas distribuídos. Nesse sentido, este trabalho visa criar um ambiente de nuvem especifico, para suprir as necessidades especificas de cada pesquisador para que assim possamos auxiliar e agilizar o processo de criação e execução de experimentos por parte destes profissionais.
Abstract: Cloud computing has emerged as a technological evolution from the need to reduce costs, increase the capacity for processing and storage of data. This technology is a trend whose goal is to provide information technology services on demand in a fast and elastic way. The Laboratório de Sistemas e Banco de Dados (LSBD), which is made up of a team of professors, researchers and students (undergraduate, master’s and doctoral), carry out studies and research in the field of cloud computing, database and distributed systems. In this sense, this work aims to create a specific cloud environment, to meet the specific needs of each researcher so that we can help and streamline the process of creation and execution of experiments by these professionals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24834
Aparece nas coleções:REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_fedasbarbosa.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.