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Title in Portuguese: Avaliação de acessibilidade no site de uma instituição de ensino superior
Author: Leite, Larice Lima
Advisor(s): Monteiro, Ingrid Teixeira
Keywords: Sites da Web - Avaliação
Acessibilidade
Pessoas com Deficiência Visual
Inclusão
Issue Date: 2016
Citation: LEITE, Larice Lima. Avaliação de acessibilidade no site de uma instituição de ensino superior. 2016. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016.
Abstract in Portuguese: A sociedade atual em meio ao crescente uso da web vem apresentando uma grande quantidade de informações que são disponibilizadas a diversas pessoas, independente de suas capacidades e habilidades. Assim, é necessário que os sistemas web sejam acessíveis a todas as pessoas, independentes de necessidades especiais. Portais, sites e sítios eletrônicos da administração pública, por lei, devem tornar acessíveis os conteúdos e informações disponíveis. Buscando auxiliar uma instituição pública federal de ensino superior a tornar suas informações acessíveis aos deficientes visuais, este trabalho propõe-se a realizar uma avaliação de acessibilidade no site da instituição. A avaliação foi realizada de forma automática e manual em uma amostra de páginas do site e utilizando as recomendações da Web Content Accessibility Guide (WCAG 2.0). Os resultados mostraram problemas com imagens, tabelas, formulários, links e demonstraram que as páginas não estão em conformidade. Foi realizada uma entrevista com membros da equipe responsável pelo desenvolvimento do site para levantar informações sobre o conhecimento e preocupação que a equipe apresenta em relação ao assunto. Ao final, é feito um levantamento dos principais problemas e sugestões de melhoria. Os resultados obtidos demonstraram que a adequação do site com as recomendações de acessibilidade é necessária para que a instituição esteja de acordo com a legislação, para promover a inclusão oferecendo acesso às pessoas com deficiência e dando o direito aos deficientes visuais de exercitarem sua autonomia.
Abstract: The current society amid the growing use of the web has been showing a large amount of information that is made available to various people, regardless of their skills and abilities. So it is necessary that the web systems are accessible to all people, independent of special needs. Portals, websites and electronic public administration Web sites, by law, have to make accessible the content and information available. Aiming to aid a federal education institution to make its information accessible to visually impaired people, this work is proposed to carry out an evaluation of accessibility on the Web site of this institution. The evaluation was performed automatically and manually in a sample of pages in the site and using the recommendations of the Web Content Accessibility Guide (WCAG 2.0). The results showed problems with images, tables, forms, links, and demonstrated that the pages are not in compliance with the guidelines. An interview was held with members of the team responsible for developing the site to pick up information about the team’s knowledges and concerns related to the subject. At the end, we made a survey of the main problems and suggestions for improvement. The results obtained showed that the institution have to adapt the site with recommendations of accessibility, in order to be in accordance with the law, to promote the inclusion offering access to disabled people and to give the right to visually impaired people to exercise their autonomy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24792
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

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