Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24729
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliando as ideias de John Dewey introduzidas na educação brasileira
Autor(es): Nascimento, Eimard Gomes Antunes do
Silva, Antônia Bruna da
Palavras-chave: Teoria de Educação de Dewey;Prática Pedagógica;Atividades de pesquisa educacional;Educação Brasileira
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)
Citação: Nascimento, E. G. A.; Silva, A. B. (2012)
Resumo: As ideias pedagógicas do filósofo e educador John Dewey tiveram uma importante influência sobre a educação brasileira. Nesse artigo, estabelecerá dois momentos distintos que acentuam essa influência. O primeiro deles é o Movimento dos Pioneiros da Escola Nova (1932). Nesse momento é significativo o aspecto político das idéiasdeweyanas no Brasil, por meio da atuação do educador brasileiro Anísio Teixeira (1900- 1971), tradutor das principais obras de Dewey para a língua portuguesa, bem como a difusão das idéiasdeweyanas na educação brasileira. Anísio Teixeira foi aluno de John Dewey na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, daí sua estreita relação com o pensamento do filósofo norte-americano. [...]
Descrição: NASCIMENTO, Eimard Gomes Antunes do; SILVA, Antônia Bruna da. Avaliando as ideias de John Dewey introduzidas na educação brasileira. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 633-646.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24729
ISBN: 9788581260167
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_egadonascimento.pdf236,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.