Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24692
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação de ensino-aprendizagem no ensino superior: vivências de docentes de secretariado executivo
Autor(es): Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Dias, Ana Maria Iorio
Landim, Denise Vasconcelos
Palavras-chave: Avaliação de ensino-aprendizagem;Educação superior;Secretariado executivo;Higher education
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Barros, C. M. P. B.; Dias, A. M. I.; Landim, D. V. (2015)
Resumo: A avaliação educacional tem sido um dos temas bastante discutidos pelos estudiosos da área com enfoque na prática pedagógica. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem são aspectos fundamentais para a eficácia do aprendizado, inserindo-se, nesse contexto, a docência em Secretariado Executivo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as vivências dos docentes de Secretariado Executivo em avaliação da aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa composta de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, fundamentando-se em autores como Hoffmann (1993), Perrenoud (1999) e Luckesi (2006, 2008). O campo de pesquisa foi composto por cursos de bacharelado em Secretariado Executivo de universidades brasileiras, com a participação de 20 (vinte) docentes universitários. Para a coleta de informações, utilizou-se como instrumento o questionário. A análise dos dados foi feita em uma perspectiva qualitativa por meio da hermenêutica filosófica. Após a interpretação dos resultados, inferiu-se que as vivências dos docentes de Secretariado Executivo em avaliação da aprendizagem são marcadas por desafios a serem superados, sendo necessária maior integração na práxis avaliativa, visando a superação das lacunas existentes em relação à utilização de maior diversidade de instrumentos avalia tivos, de modo que se promova a concretização de avaliação diagnóstica capaz de contribuir significativamente para a construção de conhecimentos dos estudantes, para a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e para a atuação docente voltada para a tomada de decisões.
Abstract: A educational avaliação tem um two issues been discussed quite area scholars hairs da na pedagogical approach prática com. Concepções e Práticas of avaliação As aprendizagem são da Fundamentals aspects of efficacy do aprendizado, I inserted-is, nesse context, docência em Executivo Secretariat. This tem research aimed at analyzing two teaching experiences as secretarial Executivo da aprendizagem avaliação em. For both, foi uma QUALITATIVE made compost bibliographic research and field research levantamento basing-se em authors as Hoffmann (1993), Perrenoud (1999) and Luckesi (2006, 2008). O field research courses foi composto by bacharelado em Executivo brasileiras Secretariat universities, com participação of vinte (20) university professors. Informações to queue for utilizou-is as an instrument or Questionário. A análise two dice foi feita numa qualitativa perspective meio da philosophical hermeneutics. Após to interpretação two results, inferiu-is that as experiences two teaching of Secretariat Executivo em avaliação gives aprendizagem são marked by challenges to overcome serem, Sendo maior integração necessaria na avaliativa praxis, aiming at superação das lacunas existing em relação à utilização Maior diversidade of avaliativos instruments so as to concretização Diagnostic promova avaliação able to contribute significantly to a construção of conhecimentos two estudantes to a dinâmica do Processo de ensino-aprendizagem and for a teacher voltada atuação for a decisões taken from.
Descrição: BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; DIAS, Ana Maria Iorio; LANDIM, Denise Vasconcelos. Avaliação de ensino-aprendizagem no ensino superior: vivências de docentes de secretariado executivo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1245-1262.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24692
ISBN: 9788581260907
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_cmpbbarros.pdf478,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.