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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional
Autor(es): Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Avaliação;Formação de Professores;Gestão educacional;Assessment
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: MENDES, Debora Lucia Lima Leite; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2464-2481.
Resumo: O presente artigo deriva de uma pesquisa de doutoramento concluída em agosto de 2011 que objetivou avaliar os programas de disciplinas da área de estrutura e funcionamento da educação básica, ofertadas para os cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará e quais os impactos que estas produzem para a formação inicial de professores que venham a exercer cargos relacionados à gestão escolar. O estudo contou com a significativa amostra de 167 (cento e sessenta e sete) estudantes de graduação; 05 (cinco) professores e 10 (dez) egressos que, na época da pesquisa, ocupavam a função de Gestor Educacional em diferentes instituições da esfera pública e privada na cidade de Fortaleza-CE. Caracteriza-se como um estudo quali-quantitativo; caracterizado como sendo uma pesquisa documental e avaliativa. Elegeu- se como suporte teórico, dentre outros, Ristoff (1995), Vianna (2000), Bachelard (1996). Os resultados apontam que a qualidade do processo educativo não depende exclusivamente do processo desenvolvido em sala de aula, mas, também está sujeito às ações daqueles que fazem a condução administrativa e organizacional desse processo: nesse caso, do gestor educacional e diferentes atores que corroboram para o desempenho das funções relacionadas à gestão da educação. Daí a necessidade de avaliar as referidas disciplinas com vistas à influência que estas exercem sobre a formação de futuros gestores educacionais, que por sua vez, são elemento chave para o sucesso escolar.
Abstract: This article derives from a doctoral research completed in August 2011 that aimed to evaluate the program structure Area disciplines and operation of basic education, offered for undergraduate courses of the Federal University of Ceará and the impacts they produce to the initial training of teachers who will hold positions related to school management. The study included a representative sample of 167 (one hundred sixty-seven) graduate students; Five (05) teachers and ten (10) graduates who, at the time of the survey, occupying the Educational Manager function in different institutions of the public sphere and private in the city of Fortaleza-CE. It is characterized as a qualitative and quantitative study; characterized as a documentary and evaluative research. Was elected as theoretical support, among others, Ristoff (1995), Vianna (2000), Bachelard (1996). The results show that the quality of the educational process does not depend solely on the process developed in the classroom, but is also subject to the actions of those who make the administrative and organizational conduct of this process: in this case, the educational manager and different players that support to the functions related to the management of education. Hence the need to evaluate these subjects with a view to the influence that these have on the formation of future educational managers, who in turn are key to school success.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24676
ISBN: 9788581260907
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