Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24668
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da psicanálise à clínica em saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica brasileira: análise sistemática das produções acadêmicas entre 2000 e 2014
Título em inglês: Contributions of psychoanalysis to the clinical In mental health in the context of brazilian psychiatric reform: systematic analysis of academic productions between 2000 and 2014
Autor(es): Quadros, Rodrigo Barbosa da Silva
Orientador: Martins, Karla Patrícia Holanda
Palavras-chave: Reforma psiquiátrica;Psiquiatria – pesquisa;Política de saúde mental;Academic productions;Mental health
Data do documento: 2017
Citação: QUADROS, Rodrigo Barbosa da Silva. Contribuições da psicanálise à clínica em saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica brasileira: análise sistemática das produções acadêmicas entre 2000 e 2014. 2017. 147f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar e discutir as contribuições da teoria psicanalítica à produção científica nacional no âmbito da saúde mental, em particular às práticas clínicas realizada nos CAPS, entre os anos de 2000-2014. A metodologia utilizada foi a análise sistemática, que permite estipular o panorama da temática estudada, apontando questões/problemas que poderão resultar no desenvolvimento de novas pesquisas. Tivemos como auxílio para análise dos dados o software Iramuteq. De sua principal análise, Classificação Hierárquica Descendente, surgiram cinco classes, assim denominadas: novo modelo de assistência, a loucura em questão, psicanálise no CAPS- construção do caso clínico, teoria psicanalítica e o lugar do sujeito na clínica. Os resultados apontados pelo software e a leitura na íntegra de todos os artigos, dissertações e teses nortearam a organização e desenvolvido desta dissertação. Em seus resultados, a metodologia da construção do caso clínico é apontada como ponto central da contribuição da psicanálise ao campo das práticas clínicas desenvolvidas nos CAPS. Essa metodologia é considerada ainda pelos pesquisadores de grande alcance ao permitir a transmissão da ética psicanalítica e a instituição de novas políticas e novos arranjos de poder, em especial por sua prática coletiva.
Abstract: The present study aims to present and discuss the contributions of psychoanalytic theory to national scientific production in the field of mental health, in particular to the clinical practices carried out in the CAPS between the years 2000-2014. The methodology used was the systematic analysis, which allows stipulating the panorama of the subject studied, pointing out issues/ problems that could result in the development of new researches. We used the Iramuteq software to analyze the data. From its main analysis, Descendant Hierarchical Classification, five classes, so called: new assistance model, the madness in question, psychoanalysis in the CAPS - construction of the clinical case, psychoanalytic theory and the place of the subject in the clinic. The results indicated by the software and the complete reading of all articles, dissertations and theses guided the organization and developed this dissertation. In their results, the methodology of the construction of the clinical case is pointed as the central point of the contribution of psychoanalysis to the field of clinical practices developed in the CAPS. This methodology is still considered by the researchers of wide scope in allowing the transmission of psychoanalytic ethics and the institution of new policies and new arrangements of power, especially by their collective practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24668
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_rbsquadros.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.