Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24657
Title in Portuguese: Perfil dos diretores de escolas públicas brasileiras: tendências e aproximações
Author: Vidal, Eloisa Maia
Vieira, Sofia Lerche
Nogueira, Jaana Flávia Fernandes
Keywords: Diretores
Prova Brasil/Aneb
Perfil profissional
Principals
Issue Date: 2015
Publisher: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citation: Vidal, E. M.; Vieira, S. L.; Nogueira, J. F. F. (2015)
Abstract in Portuguese: Este artigo pretende somar-se aos esforços em andamento para conhecer melhor os gestores escolares e tem como objetivo identificar as mudanças e permanências no perfil dos diretores de escolas públicas brasileiras, no período compreendido entre 2007 e 2013. O estudo tem como base, informações coletadas pela Prova Brasil/Aneb, mais especificamente por meio dos questionários contextuais aplicados junto a diretores de escolas públicas. Algumas constatações importantes são registradas com relação ao perfil dos gestores, sua escolaridade e formação de pós-graduação, sua prática profissional e formas de acesso ao cargo. Em linhas gerais, a direção das escolas continua a ser um espaço ocupado preferencialmente por mulheres, mas começa a ocorrer um movimento interno entre as diversas faixas etárias, com crescimento de diretores mais novos e redução do contingente dos mais velhos. Observa-se que está aumentando a participação de diretores com formação de nível superior variada, com os percentuais de pós-graduação aumentando e a participação em formação continuada diminuindo; registra-se também um aumento na carga horária de trabalho e redução da participação de profissionais com mais tempo na educação no exercício do cargo. Quanto à forma de escolha para ocupação do cargo, os processos participativos como seleção, eleição e seleção e eleição estão diminuindo, enquanto as diversas formas de indicação estão aumentando. Essas tendências precisam continuar a ser acompanhadas e melhor analisadas, pois os diretores são atores-chave no processo de gestão da escola e criação de condições efetivas de aprendizagem, finalidade última da educação escolar.
Abstract: This article aims to contribute to the efforts underway to learn more about school managers and also to identify the changes and continuities in the profile of Brazilian public school principals in the period between 2007 and 2013, based on information collected by an exam called ProvaBrasil/Aneb, specifically through the contextual questionnaires filled out by public school principals. Some important findings are related to the profile of principals, their education and postgraduate training, professional practice, and access to the post of principals. Overall, the direction of schools remains a position occupied mostly by women, but begins to occur an internal movement between the various age groups, with growth of younger principals and reduction of older. It is increasing the participation of principals with diverse higher education courses, with increasing percentages of postgraduate principals and decreasing participation in continuing education; it is also possible to notice an increase in working hours and a reduction in the number of more experienced professionals in office. Regarding the form of choice for post occupation, selective exams; election; and selective exams followed by election are decreasing, while appointment is increasing. These trends must continue to be analyzed because principals are key actors in the school management process and in creating effective learning conditions, the ultimate purpose of education.
Description: VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche; NOGUEIRA, Jaana Flávia Fernandes. Perfil dos diretores de escolas públicas brasileiras: tendências e aproximações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2218-2242.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24657
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 9788581260907
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_emvidal.pdf536,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.