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Título: Formação inicial de professores pré e pós reforma curricular para avaliação de ensino-aprendizagem na educação básica
Autor(es): Menezes, Lídia de Azevedo de
Trompieri Filho, Nicolino
Carvalho, Débora Aldyane Barbosa
Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
Palavras-chave: Formação de professores
Avaliação
Educação básica
Evaluation
Data do documento: 2015
Editor: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Menezes, L. A.; Trompieri Filho, N.; Carvalho, D. A. B.; Santos, F. D. G. (2015)
Resumo: As reflexões acenadas são resultados de um recorte de tese que se defende acerca da formação inicial de professores pré e pós reforma curricular para avaliar na educação básica, demandando competências e habilidades previstas pela Legislação da Educação Superior e Ministério da Educação (MEC), nas avaliações em larga escala. Fundamentou-se teoricamente em autores como: Gatti e Barretto (2009), Gatti (2003), Perrenoud (1999), Anastasiou (2006), Depresbiteris e Tavares (2009), dentre outros, que abordam a legislação da Educação Superior e a formação de professores para avaliar. A pesquisa de natureza qualitativa, ancorada pela técnica e análise hermenêutico-dialética, ocorrera em onze cursos de licenciatura da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará, com uma amostra comparativa entre 1.308 licenciados e 4.185 licenciandos. Os resultados revelaram que se faz necessário atender não somente as orientações da Legislação da Educação Superior na proposta curricular prescritiva, mas considerar as orientações do Ministério da Educação (MEC), a fim de formar o professor reflexivo de sua prática pedagógica, na proposta reflexão, ação e reflexão, avaliando na perspectiva da avaliação formativa, com o compromisso político-social dos professores com a cidadania dos alunos que se encontram na educação básica, contribuindo com a qualidade da educação, ou seja, garantindo os direitos de aprendizagem.
Abstract: The waved reflections are the result of a thesis cutout that stands on the initial training of teachers pre and post curricular reform to assess in basic education, demanding skills and abilities provided for by the Law of Higher Education and Ministry of Education (MEC), in evaluations on a large scale. It is theoretically grounded in authors such as Gatti and Barretto (2009), Gatti (2003), Perrenoud (1999), Anastasiou (2006), Depresbiteris and Tavares (2009), among others, addressing the law of higher education and training teachers to evaluate. The qualitative research, anchored by technical and hermeneutic-dialectical analysis, occurred in eleven bachelor degree from the State University Valley Acaraú (UVA) in Sobral, Ceará, with a comparative sample of 1,308 graduates and 4,185 undergraduates. The results revealed that it is necessary to consider not only the guidelines of the Higher Education Legislation in prescriptive curriculum proposal, but consider the guidelines of the Ministry of Education (MEC) in order to form the reflective teacher of their teaching, reflection proposal action and reflection, assessing the perspective of formative assessment, with the political and social commitment of teachers to citizenship of students who are in basic education, contributing to the quality of education, ie, ensuring rights learning.
Descrição: MENEZES, Lídia de Azevedo de; TROMPIERI FILHO, Nicolino; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa; SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos. Formação inicial de professores pré e pós reforma curricular para avaliação de ensino-aprendizagem na educação básica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2557-2574.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24638
ISBN: 9788581260907
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