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Tipo: Artigo de Evento
Título : Recortes da trajetória cearense no campo da avaliação educacional: o sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará (SPAECE)
Autor : Dantas, Larissa Martins
Marinho, Iasmin da Costa
Palabras clave : SPAECE;Política da Educação;Política educacional
Fecha de publicación : 2015
Editorial : VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citación : Dantas, L. M.; Marinho, I. C. (2015)
Resumen en portugués brasileño: A avaliação educacional é tema relevante no cenário escolar da atualidade. Na intenção de aferir a qualidade gestada nas salas de aula, sistemas de educação recorrem a avaliações externas e criam seus próprios sistemas a fim de identificar falhas e reorientar políticas. Este artigo tem como foco a experiência pioneira cearense em que, desde 1992, cresceu em volume e abrangência a avaliação da educação básica do estado do Ceará. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) é compreendido como uma política educacional vigente de destaque que provoca impactos e mudanças nas práticas de gestão escolar e docente. Este trabalho visa a identificar o SPAECE como política influente e transformadora da educação cearense. Os recursos metodológicos escolhidos para execução desse trabalho são de caráter qualitativo, combinando pesquisa bibliográfica e dados fornecidos nos portais eletrônicos da Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC-CE). O artigo divide-se nos seguintes tópicos: As políticas e seus reflexos no nível de sistemas; O SPAECE: a experiência pioneira do Ceará; O SPAECE hoje: reflexos ao sistema educacional cearense. O estudo desenvolvido nesse artigo busca contribuir para futuras pesquisas sobre as políticas avaliativas desenvolvidas no âmbito dos estados e suas repercussões no cenário educacional cearense e brasileiro.
Abstract: The educational evaluation is relevant topic in nowdays’s school environment. In an attempt to assess the quality gestated in classrooms, education systems call on external evaluations and create their own systems in order to identify gaps and reorient policies. This article focuses on Ceará pioneering experience that, since 1992, has grown in volume and scope the assessment of the state of Ceara basic education. The Permanent Evaluation System of Basic Education of Ceará (SPAECE) is understood as a prominent current educational policy that causes impacts and changes in school management and teaching practices. This work aims to identify the SPAECE as influential political and transforming the Ceará education. Methodological resources chosen to perform this work are qualitative, combining literature and data provided in the electronic portal of the State Department of Education of Ceará (SEDUC-CE). The article is divided into the following topics: policies and their impacts on systems level; The SPAECE: the pioneering experience of Ceará; The SPAECE today reflexes to Ceará educational system. The study developed in this paper aims to contribute to future research on evaluation policies developed at the state level and its repercussions in Ceará and the Brazilian educational scenario.
Descripción : DANTAS, Larissa Martins; MARINHO, Iasmin da Costa. Recortes da trajetória cearense no campo da avaliação educacional: o sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará (SPAECE). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2264-2285.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24634
ISBN : 9788581260907
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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