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dc.contributor.authorSilva, Lucas Melgaço da-
dc.contributor.authorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorSilva, Sebastiana Florentino da-
dc.contributor.authorDantas, Larissa Martins-
dc.date.accessioned2017-08-09T15:48:56Z-
dc.date.available2017-08-09T15:48:56Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Melgaço da; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SILVA, Sebastiana Florentino da; DANTAS, Larissa Martins. Avaliações da alfabetização no Ceará: iniciativas federais e estaduais em evidência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 177-199.pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24632-
dc.description.abstractThe present study presents the historical, the characteristics and structures of four systematic nature of national and regional that assess the Literacy, namely: Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), Provinha Brasil, the Permanent System of Basic Education Evaluation of the State of Ceará (PSBEESC-Alfa) and Provinha do Paic (Literacy Program at the Right Age). It can also be observed, their methodological courses in production of indicators that lead to efficiency the literacy process of children. Taking into account that all these evaluations that measure literacy, research based on the assumption of (in)existence of dialogs that complement the effectuation of its proposals. For this reason, we chose as objectives of work discuss educational assessment, more specifically in its external character; discuss about literacy and the social use of language; explain the historical, the characteristics and structure of ANA, Provinha Brasil, PSBEESC and Provinha do Paic; make a comparison between the ANA, the PSBEESC, Provinha do Paic and Provinha Brasil in promoting literacy. The research methodology, based on a qualitative approach, it configures itself as bibliographic (OLIVEIRA, 2007); documentary (CELLARD, 2008); and descriptive (TRIVIÑOS, 1987). As main results, in terms of the object of this study, it was possible to identify similar frames occurred both at the state level as federal. Both evaluations are linked to specific programs to support literacy and the training of teachers. The periodic assessment is seen as an excellent tool for monitoring the actions performed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleAvaliações da alfabetização no Ceará: iniciativas federais e estaduais em evidênciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo apresenta os históricos, as características e as estruturas de quatro sistemáticas de cunho nacional e regional que avaliam a alfabetização, a saber: a Avaliação Nacional da Alfabetização, a Provinha Brasil, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará e a Provinha do Programa de Alfabetização na Idade Certa. Observa-se, ainda, seus percursos metodológicos na produção de indicadores que conduzam com eficiência o processo de alfabetização de crianças. Levando em consideração que todas se tratam de avaliações que mensuram a alfabetização, a pesquisa parte do pressuposto da (in)existência de diálogos que complementem a efetivação de suas propostas. Para tanto, o trabalho objetiva: discutir sobre avaliação educacional, mais especificamente em seu caráter externo; debater sobre alfabetização e letramento; explicitar os históricos, as características e a estrutura da Avaliação Nacional da Alfabetização, da Provinha Brasil, do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará e da Provinha do Programa de Alfabetização na Idade Certa; fazer um comparativo entre essas quatro sistemáticas na promoção da alfabetização. A metodologia da pesquisa, com abordagem qualitativa, configura-se como bibliográfica (OLIVEIRA, 2007); documental (CELLARD, 2008); e descritiva (TRIVIÑOS, 1987). Como principais resultados, no que tange ao objeto deste estudo, foi possível identificar quadros semelhantes ocorridos tanto na esfera estadual como na federal, as quais apresentam avaliações que estão interligadas a programas específicos de apoio à alfabetização e à formação de professores, vendo na avaliação periódica um excelente instrumento de monitoramento das ações executadas.pt_BR
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