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dc.contributor.authorJuvêncio, Vera Lúcia Pontes-
dc.contributor.authorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.date.accessioned2017-08-07T10:34:07Z-
dc.date.available2017-08-07T10:34:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationJuvêncio, V. L. P.; Trompieri Filho, N. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24568-
dc.descriptionJUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Pessoas com deficiência visual no ensino superior: avaliação do processo de inclusão e acesso ao conhecimento na UFC. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1488-1508.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the inclusion of visually impaired people in higher education. Thus, the study addresses the use of free software and other technologies such as interactive tools for educational environments in a case study at the Federal University of Ceará (UFC). The paper reports the inclusion of 8 students with visual impairment (blind 4 and 4 people with low vision) in the UFC, a total of 13 people with this deficiency. The collection, processing and data analysis technique are detailed in the Methodology. The research was carried out in two years, from 2011 to 2013, with the collaboration of undergraduates and graduate students, and a teacher. The life story of research subjects and the perception of these people in relation to accessibility, inclusion and permanence in higher education have been focused as aspects of relevance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação-Inclusão de pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectSoftwares para cegos e baixa visãopt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technology (ICT)pt_BR
dc.titlePessoas com deficiência visual no ensino superior: avalição do processo de inclusão e acesso ao conhecimento na UFCpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste estudo aponta para a avaliação da inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino superior. Para tanto, o estudo aborda a utilização de softwares livres e outras tecnologias como ferramentas de interação com ambientes educacionais, em um estudo de caso na Universidade Federal do Ceará (UFC). O trabalho relata a inclusão de 8 alunos com deficiência visual (4 pessoas cegas e 4 com baixa visão) na UFC, de um total de 13 pessoas com essa deficiência. A coleta, o tratamento e a técnica de análise dos dados foram detalhadas na Metodologia. A pesquisa, realizada em dois anos, de 2011 a 2013, contou com a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação, além de um docente. A trajetória de vida dos sujeitos da pesquisa e a percepção dessas pessoas em relação à acessibilidade, inclusão e permanência no ensino superior foram focadas como aspectos de relevância.pt_BR
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