Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24556
Tipo: Dissertação
Título : A Aprendizagem cooperativa como estratégia metodológica no ensino da matemática no ensino médio
Título en inglés: Cooperative learning as a methodological strategy in mathematics teaching in middle school
Autor : Penha, Rodolfo Sena
Tutor: Batista, Isaias de Lima
Palabras clave : Aprendizagem cooperativa;Empoderamento discente;Protagonismo estudantil
Fecha de publicación : 17-mar-2017
Citación : PENHA, R. S. A aprendizagem cooperativa como estratégia metodológica no ensino de matemática no ensino médio. 2017. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática), Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa versa sobre o ensino da matemática, tendo como objetivo descrever o uso da Aprendizagem Cooperativa como estratégia metodológica do ensino da matemática no primeiro ano do ensino médio na escola Estadual de Educação Profissional Prof.ª Alda Façanha, no período referente ao ano letivo de 2013. As questões que orientaram a implantação da Aprendizagem Cooperativa foram: O que fazer e como fazer para melhorar os resultados de aprendizado do aluno em matemática nas avaliações internas e externas? Quais as estratégias utilizadas em sala de aula para modificar o cenário adverso? A metodologia da presente pesquisa se caracteriza por ser descritiva, bibliográfica e de campo. A técnica de pesquisa utilizada foi a implantação da Aprendizagem Cooperativa na escola como metodologia de ensino e aprendizagem, com o objetivo de descrever e melhorar os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas. A aplicação da Aprendizagem Cooperativa se efetivou num total de quatro (04) aulas semanais com duração de 50 minutos cada, durante três bimestres e contou com a participação de 180 alunos distribuídos em 4 turmas de 45 alunos, todos da primeira série do ensino médio integrado aos cursos técnicos de edificações, hospedagem, redes de computadores e eletrotécnica. A aplicação da metodologia se deu em três fases, a saber: pré-implementação, implementação e pós-implementação que durou aproximadamente oito meses. Em cada uma dessas fases houveram uma série de planejamentos e atividades realizadas com os professores e alunos visando uma autonomia e consequente protagonismo estudantil. Os resultados do estudo demonstram que os alunos apresentaram resultados bem significativos de melhoria da aprendizagem, desenvolveram competências sociais relevantes, particularmente o respeito mútuo entre alunos e entre professores e alunos.
Abstract: The present research is about the teaching of mathematics, aiming to describe the use of Cooperative Learning as a methodological strategy of teaching mathematics in the first year of high school in the State School of Professional Education Prof.ª Alda Façanha, in the period referring to the school year the questions that guided the implementation of Cooperative Learning were: What to do and how to improve student learning outcomes in math in internal and external assessments? What strategies are used in the classroom to modify the adverse scenario? The methodology of the present research is characterized by being descriptive, bibliographical and field. The research technique used was the implementation of Cooperative Learning in the school as teaching and learning methodology, with the purpose of describing and improving the results obtained by the school in external evaluations. The application of Cooperative Learning took place in a total of four (04) weekly classes lasting 50 minutes each, during three bimetals and had the participation of 180 students in 4 groups of 45 students, all of the first year of integrated high school to the technical courses of buildings, lodging, computer networks and electrotechnology. The methodology was implemented in three phases: preimplementation, implementation and post-implementation, which lasted approximately eight months. In each of these phases there were a series of planning and activities carried out with the teachers and students aiming at an autonomy and consequent student protagonist. The results of the study demonstrate that the students presented very significant results of improving learning, developed relevant social skills, particularly mutual respect between students and between teachers and students.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24556
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DIS_2017_RSPENHA.pdf4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.