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Tipo: Dissertação
Título: As Aranhas e as Vespas - a construção discursiva sobre moral, comportamento e gênero em Fortaleza (1840-1890)
Título(s) alternativo(s): Les Araignées et les Wasps: la construction discursive sur le comportement, la moralité et le sexe a Fortaleza (1840-1890)
Autor(es): Silva, Nicodemos Zacarias da
Orientador: Duarte, Ana Rita Fonteles
Palavras-chave: Religiosidade - Fortaleza (CE) – Séc. XIX;Fortaleza (CE) –- Fortaleza (CE) – Séc. XIX;Restrições Sociais - Fortaleza (CE) – Séc. XIX;Comportement;Sexe
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Nicodemos Zacarias da. As Aranhas e as Vespas - a construção discursiva sobre moral, comportamento e gênero em Fortaleza (1840-1890). 2017. 282f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: A presente pesquisa busca analisar o período da segunda metade do século XIX em Fortaleza, tendo como objeto principal a constituição discursiva sobre os códigos comportamentais e de moralidade, enquanto estratégia de combate aos comportamentos e às práticas geradoras de incômodo, perturbação e desordem pública. Nesse período, deu-se de forma mais ostensiva, em território nacional, a adoção de legislações que procuravam estabelecer uma política estrategicamente centrada na coerção de indivíduos e atos ditos perigosos à manutenção da ordem e da moral na sociedade. Centrando-nos na discussão de como se elaboravam novas formas de controle e de adequação social sobre as camadas populares da urbe fortalezense, intentamos analisar também como essa busca pela criminalização do desvio se dava ao mesmo tempo em que se legitimava e ratificava a manutenção de uma moral de caráter religioso tradicional. Buscamos perceber como esses discursos se traduziam em muito mais que práticas coercitivas e cerceadoras, mas como geradores de saberes sobre a organização social e balizadores na reelaboração de códigos de condutas aceitáveis para a sociedade local. Dessa forma, propomo-nos discutir como esses mesmos discursos tornavam-se, na sua maior parte, mantenedores e defensores de uma ordenação social que reafirmava relações díspares não apenas de classe, mas de gênero e de poder.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24471
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