Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24463
Title in Portuguese: Política de desenvolvimento e gestão do acervo da biblioteca universitária: estudo de caso na Biblioteca da UNILAB
Title: Development policy and library archives management university: a case study in the library UNILAB
Author: Costa, Maria de Fátima Oliveira
Cysne, Maria do Rosário de Fátima Portela
Silva, Adriana Nóbrega da
Keywords: Formação e Desenvolvimento de Acervo
Censura
Gestão de Acervos
Biblioteca da UNILAB
Issue Date: 2016
Publisher: XVII ENANCIB
Citation: Costa, M. F. O; Cysne, M. R. F. P.; Silva, A. N. (2016)
Abstract in Portuguese: Apresenta os aspectos primordiais pertinentes à formação e desenvolvimento da coleção constituída pela biblioteca da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no sentido de mostrar a política de gestão no tocante à formação e desenvolvimento do acervo. O objetivo geral da pesquisa foi incrementar o acervo no ensejo de focar a censura na política de formação da biblioteca. Pretendeu-se também diagnosticar como foi formado o acervo, conhecer o estado geral da coleção e apontar possíveis métodos de trabalho com vistas a subsidiar a tomada de decisão quanto ao acervo e a recusa de material informacional. Como procedimento metodológico foi utilizado um estudo de caso, sendo a pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Foi aplicado um instrumento de avaliação, além da entrevista para coleta de dados. A partir dos resultados apresentados percebeu-se que, com a ausência de bibliotecário no momento de adquirir o acervo, foi seguida a indicação de cinco exemplares sugeridos nas bibliografias de três obras admitidas nos primeiros cursos instalados. Também não foram consideradas as obras básicas de referência que devem ter uma biblioteca universitária, limitando-se o acervo a critério de caráter pessoal e diferentemente da nova proposta de formação do acervo da UNILAB. O pensamento da administração superior de ser abiblioteca o coração da Universidade, alguns aspectos fundamentais precisam de maior entendimento para a BU acompanhar e dar suporte ao que a Instituição propõe a si mesma, tais como a necessidade de discutir maior participação de representante da BU nos Conselhos da Administração Superior,tendo, assim, voz e voto e, sanada tal lacuna, preencher a função no que se refere ao desenvolvimento e gestão de acervos, proposição a ser incluída na pauta do referido conselho. No tocante à censura, ela até o presente momento não foi contemplada nas decisões da gestão da BU.
Description: SILVA, Adriana Nóbrega da; COSTA, Maria Fátima Oliveira; CYSNE, Maria do Rosário de Fátima Portela. Política de desenvolvimento e gestão do acervo da biblioteca universitária: estudo de caso na Biblioteca da Unilab. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais ... Salvador: PPGCI/UFBA, 2016, .
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24463
ISSN: 2177-3688
Appears in Collections:DCI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_mfcosta.pdf590,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.