Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24454
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão da qualidade nas organizações – a participação dos indivíduos e a (des)construção da individualidade
Título(s) alternativo(s): Gestión de cualidad en las organizaciones – la participación de los individuos y la (des)construcción de la individualidad
Autor(es): Schaumann, Gustavo Pucci
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Palavras-chave: Organizações;Gestão da Qualidade;Individualidade;Organizaciones;Gestión de la calidad;Individualidad
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Visão Global
Citação: SCHAUMANN, Gustavo Pucci; TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. Gestão da qualidade nas organizações - a participação dos indivíduos e a (des)construção da individualidade. Visão Global, Joaçaba, v. 12, n.1, p. 95-112, jan./jun. 2009.
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo uma abordagem da gestão da qualidade total e suas implicações para o indivíduo trabalhador. Com base nos fundamentos teóricos de Peter Drucker da Escola Neoclássica da Administração e de Edgar Schein da Psicologia Organizacional são apresentadas possibilidades de compreensão diversa acerca da participação dos indivíduos em uma organização que aplica a gestão da qualidade total. A cultura da qualidade e os vínculos que se estabelecem entre indivíduo e a organização, seu discurso como prática organizacional e a autorrealização do indivíduo pela via do trabalho declaram o interesse desse modelo de gestão por um indivíduo participador dos processos de desenvolvimento da organização. As bases da gestão da qualidade como participativa podem também ser uma imposição de dependência e submissão do indivíduo à organização. A individualidade é desconstituída na forma de um dano à autonomia do indivíduo. As perspectivas que se apresentam nesse contexto abrem um campo de estudo da individualidade e de modelos de gestão participativa nas organizações. A pesquisa sobre a gestão da qualidade poderá ampliar o debate a respeito da importância do trabalho no processo de construção da individualidade.
Resumen: Este ensayo tiene por meta un abordaje de la gestión de la calidad total y sus consecuencias para el individuo trabajador. Basado en los fundamentos teóricos de Peter Drucker de la Escuela Neoclásica de la Administración y de Edgar Schein de la Psicología Organizacional son presentadas posibilidades de comprensión diversa cerca de la participación de los individuos en una organización que aplica la gestión de la calidad total. La cultura de la calidad y los vínculos que se establecen entre individuo y la organización, su discurso como práctica organizacional y la autorrealización del individuo por medio del trabajo declaran el interés de ese modelo de gestión por un individuo participante de los procesos de desarrollo de la organización. Los fundamentos de la gestión de la calidad como participativa pueden también ser una imposición de dependencia y sumisión del individuo a la organización. La individualidad se desconstituye bajo la forma de un daño a la autonomía del individuo. Las perspectivas que se presentan en ese contexto abren un campo de estudio de la individualidad y de modelos de gestión participativa en las organizaciones. La investigación sobre la gestión de la calidad podrá ampliar el debate sobre la importancia del trabajo en el proceso de construcción de la individualidad.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24454
ISSN: 1516-2982
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_acrtupinamba.pdf344,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.