Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24443
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O livro didático como meio de orientação pedagógica de professores na escola primária do Ceará: o caso do João Pergunta, de Newton Craveiro, na reforma educacional de 1922
Título em inglês: The didactic book as a way of pedagogical orientation of elementary school teachers in Ceará: the case ofNewton Craveiro's João Pergunta in the educational reform of 1922
Autor(es): Cavalcante, Maria Juraci Maia
Palavras-chave: Livro-didático;Escola ativa;Reforma educacional;Didactic-book
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Cavalcante, M. J. M. (2004)
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise do livro "João Pergunta", escrito como parte da orientação pedagógica contida na Reforma Educacional de 1922, no Ceará, destinada ao professorado da Escola primária pública, para efeito de globalização de conteúdos, com base nas "historietas" adaptadas para crianças e indicações de material e exercícios ativos. Publicado em 1924, em Fortaleza, o impresso recebeu aval pedagógico do próprio Lourenço Filho, coordenador da reforma, e foi adotado oficialmente pela escola primária cearense. O manuseio do livro e a apreciação do conteúdo incorporado ao conjunto de lições que o compõem são os aspectos analisados aqui. Conclui-se que o "João Pergunta", além de pretender servir de manual ao professorado para a consolidação de uma nova pedagogia, anuncia a intenção de educar a criança cearense para integrar-se ao meio nordestino, o qual tem como desafios principais o combate à seca, à fome, às doenças endêmicas e o atraso econômico para promover a modernização do campo e sustar o êxodo rural. O livro analisado, portanto, se articula com finalidades políticas do governo estadual e, simultaneamente, com a política de águas de Epitácio Pessoa, no plano federal.
Abstract: The article presents an analysis of the book titled "João Pergunta" written as part of the pedagogical orientation contained in the Educational Reform of 1922 in the State of Ceará, directed by Lourenço Filho and destined for teachers of public primary schools, to globalize the contents based on little histories adapted for children and indicating material and exercises that stimulate them. It was published in 1924 in Fortaleza with its pedagogical part being approved by Lourenço Filho in person and adopted officially for the primary schools in Ceará. Besides serving as a manual for the teachers to consolidate the new pedagogy, "João Pergunta" announces its intention to educate the children of Ceará to be integrated into the northeastern environment, where the principal challenges are:fighting drought, hunger, endemic illness and economic stagnation, to promote modemization in the countryside and stop the rural exodus: The analyzed book involves, ultimateiy, the political interests of the state government and simultanecusly, the water policy defended by Epitácio Pessoa, at the Federal level.
Descrição: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. O livro didático como meio de orientação pedagógica de professores na escola primária do Ceará: o caso do João Pergunta, de Newton Craveiro, na reforma educacional de 1922. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 26, v. 1, n. 47, p. 58-63, 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24443
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_mjmcavalcante.pdf6,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.