Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24381
Tipo: Tese
Título: Educação dialógica freireana nos cursos de licenciatura na UFC
Título em inglês: Freire´s Dialogue Education: experience in undergraduate courses at the UFC
Autor(es): Silva, Camilla Rocha da
Orientador: Dias, Ana Maria Iorio
Palavras-chave: Curso de Licenciatura - Práxis pedagógica;Pratica Docente;Sociologia da educação;Dialogism;Inicial formation of educators
Data do documento: 2017
Citação: Silva, C. R.; Dias, A. M. I. (2017)
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal procurar entender como acontece a Educação Dialógica Freireana (EDF) em cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). A justificativa da temática se dá pelo nosso entendimento de que a dialogicidade freireana deve estar presente nos cursos de formação de professores/as, já que a proposta educativa de Paulo Freire (2005, 1996, 1992) se apresenta como um caminho possível e fecundo para a superação da situação opressora e desumanizante na qual se encontra a sociedade e que se reflete na “escola”. A motivação também se apresentou pela compreensão da necessidade da vivência da dialogicidade freireana na formação inicial de educadores/as, que contemple aspectos importantes, como o diálogo baseado na alteridade, a humildade, a esperança, o amor, o pensar crítico (FREIRE, 2005). Os objetivos específicos foram: analisar os programas pedagógicos dos cursos de licenciatura da UFC, buscando identificar referências à EDF; conhecer o que os/as estudantes destes cursos consideram da EDF e se a identificam em sua experiência de formação; conhecer, sob a leitura de professores(as) indicados(as) como dialógicos(as), os limites e potencialidades da proposta freireana, bem como os fatores que contribuíram e motivaram a construção de sua práxis docente dialógica. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (BIKLEN e BOGDAN, 1994; MINAYO, 1994; LÜDKE e ANDRÉ, 1986), do tipo estudo de caso único (YIN, 2001). Foram utilizados análise documental, questionários abertos e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de informações. Os interlocutores da pesquisa de campo foram professores(as) dos cursos de Licenciatura da UFC. Para a análise das informações, foram aproveitadas as propostas de Bardin (1977), Moraes (1999; 2003) e Lüdke e André (1986). Em relação aos documentos analisados, encontramos pouca relação com a proposta da EDF. Os resultados apontam para a existência da EDF nas licenciaturas da UFC, entretanto, esta acontece, em maior parte, de forma intuitiva. Além disso, boa parte dos(as) professores(as) entrevistados(as) afirmou conhecer, de algum modo, a proposta pedagógica de Paulo Freire, mas não a reconhece como um referencial direto para sua práxis.
Descrição: SILVA, Camilla Rocha da. Educação dialógica freireana nos cursos de licenciatura na UFC. 2017. 149f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24381
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tese_crsilva.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.