Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24366
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tipo uma menina: estereótipo e formas de subjetivação
Título em inglês: Type one girl: stereotype and forms of subjectivation
Autor(es): Trindade, Patrícia Luiza Gonçalves
Grantham, Marilei Resmini
Palavras-chave: Análise do discurso;Esteriótipo;Estudos de gênero;Discourse analysis
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Trindade, P. L. G.; Grantham, M. R. (2016)
Resumo: Tendo como aporte teórico a Análise do Discurso de corrente francesa, pretendemos colocar em pauta, neste estudo, a noção de estereótipo, pelo viés da análise dos gestos de interpretação realizados no vídeo publicitário do absorvente Always: #Tipo uma menina, da P&G, endereçado a meninas. A ideia é revelar os efeitos de sentidos produzidos a partir do apelo feito a vários entrevistados, para “correr tipo uma menina”, “brigar tipo uma menina” e “arremessar bola tipo uma menina”. O trabalho se caracteriza por ser de cunho investigativo, com a organização de um dispositivo de análise. O corpus é constituído pelos prints das cenas que compõem o vídeo e nos leva a refletir acerca das relações de gênero que envolvem o masculino e o feminino, bem como acerca do gênero textual anúncio publicitário.
Abstract: Considering the French Discourse Analysis approach as a theoretical reference, it is our aim to elicit, in this study, the stereotype concept under the gesture interpretation analysis perspective, performed in Always pads’ advertising video from P&G to girls: #LikeAGirl. The main idea is to reveal the meaning effects caused by requesting the many interviewees to “run like a girl”, “fight like a girl” and “throw like a girl”. The study is characterized by having an investigative nature with an analysis device organization. The corpus consists of screenshots from the video scenes and it leads us to reflect about gender relations considering male and female, as well as reflecting about advertising as a text genre.
Descrição: TRINDADE, Patrícia Luiza Gonçalves; GRANTHAM, Marilei Resmini. Tipo uma menina: estereótipo e formas de subjetivação. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 2, p. 252-273, jul./dez. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24366
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_plgtrindademrgrantham.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.