Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24351
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos: uma proposta |
Título em inglês: | Didactic sequence for acquisition of Portuguese as a second language for deaf students: a proposal |
Autor(es): | Silva, Eduardo Dias da |
Palavras-chave: | Português como segunda língua;Gênero textual;Sequência didática;Text genre |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | Silva, E. D. (2016) |
Resumo: | Neste artigo desenvolvido através de um estudo qualitativo de uma pesquisa-ação, preocupamo-nos em discutir e elaborar uma sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos, de forma lúdica e significativa, através do gênero textual descrição bibliográfica para que eles possam desenvolver capacidades para agir socialmente em situações acadêmicas ou profissionais específicas. Trabalhar com este gênero textual direcionado pedagogicamente em sala de aula, fazendo os estudantes surdos criarem e refletirem sobre temas próximos das suas realidades, apresentou-se como imprescindível na atualidade, pois, hoje, entendemos que uma educação de qualidade só é alcançada pelos estudantes surdos, se os professores os levam a refletir sobre situações que os rodeiam no mundo real. Entendemos que, para se atingir estes objetivos com os estudantes surdos, os professores devem fazer da sala de aula um laboratório, levantando sempre situações-problemas que instiguem os estudantes a pensar de maneira crítico-reflexiva. |
Abstract: | This paper was developed through a qualitative study of an action research. We care to discuss and develop a didactic sequence for the acquisition of Portuguese as a second language for deaf students in a fun and meaningful way through the genre bibliographic description so that deaf students can develop skills to act socially both in academic situations or specific professional. Working with this genre directed pedagogically in class, making them deaf students create and reflect on upcoming issues of their reality, is presented as essential today. For today, we understand that quality education can only be achieved by deaf students, if teachers take them to reflect on situations that surround them in the real world. We understand that to achieve these goals in deaf students, teachers should make the class a laboratory room, always raising situations-problems that encourage students to think. |
Descrição: | SILVA, Eduardo Dias da. Sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos: uma proposta. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 1, p. 168-181, jan./jun. 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24351 |
ISSN: | 2237-6321 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_edsilva.pdf | 312,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.