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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O erotismo nos quadrinhos: ferramenta artística, política e social
Autor(es): Menezes, Luiza Oliveira de
Lima, Fernanda Alves de Morais
Palavras-chave: Milo Manara;Quadrinhos;Crítica social;Arte
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Menezes, L. O.; Lima, F. A. M. (2015)
Resumo: Os quadrinhos, nas últimas três ou quatro décadas, vêm-se firmando como linguagem propícia não apenas para a produção de entretenimento, mas também para a veiculação de histórias com densidade psicológica, problematizadora de questões sociais, políticas e estéticas. Assim, conteúdos ligados às práticas sexuais passam também a ser encarados de um modo diferenciado. Se os quadrinhos, anteriormente, traziam o sexo apenas como adorno das histórias, enveredando frequentemente para a pornografia pesada, obras mais recentes têm apostado em abordagens do sexo com real significado nas narrativas em questão. É o caso de Bórgia, obra em quatro volumes escrita por Jodorowsky e desenhada por Manara, este um artista considerado referência quando se trata de quadrinhos eróticos. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar brevemente a evolução do conceito de erotismo nos quadrinhos ocidentais, tratando especificamente da já citada obra Bórgia. Para tanto, empregamos os conceitos de erotismo nos quadrinhos desenvolvidos por Calazans (1998; 2004), bem como transpomos para a análise dos quadrinhos conceitos em torno do erotismo de outras linguagens, como a literatura, segundo análise de Alexandrian (1993), e o cinema, na abordagem de Abreu (1996). Concluímos, assim, que os quadrinhos marginalizam a obscenidade e investem em abordagens mais sofisticadas do erotismo à medida que a linguagem dos quadrinhos em si ganha respeitabilidade como manifestação artística, fenômeno sociocultural somente verificado nos fins do século XX e ainda em andamento.
Abstract: Comics, in the last three or four decades, have been stablishing as a favorable language not only to the entertainment production, but is able to present stories with psychological, social, political and esthetic aspects. Therefore, subjects related to sexual practices start to being seen in a different way. If the comics, previously, brought sex as a adornment to the stories going frequently to hardcore pornography, recent works present sex with a real meaning in the stories. That is what we see in Borgia, a four volumes work written by Jodorowsky and drawn by Manara, one of the most remarkable artists when we talk about erotic comics. Then, this work has as goal analyses briefly the evolution about the definition of erotic in the comics, talking particularly about Borgia. Therefore, we use the concepts of erotic in the comics developed by Calazans (1998; 2004), as well as concepts about erotic in other languages, like literature, according to Alexandrian (1993), and cinema, according to Abreu (1996). Finally, we conclude that comics avoid describing obscenity and bring sophisticated views about erotic as far as comics language develop respectability as artistic manifestation, a social and cultural phenomenon, only seen at the end of the 20th century and still raising.
Descrição: MENEZES, Luiza Oliveira de; LIMA, Fernanda Alves de Morais. O erotismo nos quadrinhos: ferramenta artística, política e social. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 5, v. 5, n. esp., p. 269-278, ago./dez. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24341
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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