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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24313
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Resenha de Aula de português: parâmetros e perspectivas |
Autor(es): | Carvalho, Lorenna Bolsanello de |
Palavras-chave: | Linguística textual;Língua Portuguesa;Ensino;Textual linguistics |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | CARVALHO, Lorenna Bolsanello de. Aula de português: parâmetros e perspectivas. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 5, v. 5, n. 2, p. 189-193, jul./dez. 2015. Resenha da obra de: DELL'ISOLA, Regina Lúcia Péret. Aula de português: parâmetros e perspectivas. Belo Horizonte: FALE/ Faculdade de Letras da UFMG, 2013. |
Resumo: | As teorias da Linguística da Enunciação e as pesquisas universitárias relacionadas ao texto e ao discurso geraram um novo olhar para o fenômeno linguístico e, consequentemente, novas propostas para o ensino de língua materna. Entretanto, para alguns professores acostumados à tradição escolar voltada para o estudo da nomenclatura gramatical e a imitação de textos literários clássicos, as novas orientações para as aulas de português resultantes das pesquisas científicas sobre enunciação, texto e discurso contrastam com sua prática diária, o que gera dúvidas e hesitações. Os questionamentos dos professores aumentam quando surgem documentos governamentais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, que incentivam o ensino de português baseado na interação e percebem o texto como unidade de ensino fundamental da aula de Língua Portuguesa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24313 |
ISSN: | 2237-6321 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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