Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24313
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha de Aula de português: parâmetros e perspectivas
Autor(es): Carvalho, Lorenna Bolsanello de
Palavras-chave: Linguística textual;Língua Portuguesa;Ensino;Textual linguistics
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: CARVALHO, Lorenna Bolsanello de. Aula de português: parâmetros e perspectivas. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 5, v. 5, n. 2, p. 189-193, jul./dez. 2015. Resenha da obra de: DELL'ISOLA, Regina Lúcia Péret. Aula de português: parâmetros e perspectivas. Belo Horizonte: FALE/ Faculdade de Letras da UFMG, 2013.
Resumo: As teorias da Linguística da Enunciação e as pesquisas universitárias relacionadas ao texto e ao discurso geraram um novo olhar para o fenômeno linguístico e, consequentemente, novas propostas para o ensino de língua materna. Entretanto, para alguns professores acostumados à tradição escolar voltada para o estudo da nomenclatura gramatical e a imitação de textos literários clássicos, as novas orientações para as aulas de português resultantes das pesquisas científicas sobre enunciação, texto e discurso contrastam com sua prática diária, o que gera dúvidas e hesitações. Os questionamentos dos professores aumentam quando surgem documentos governamentais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, que incentivam o ensino de português baseado na interação e percebem o texto como unidade de ensino fundamental da aula de Língua Portuguesa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24313
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_lbcarvalho.pdf103,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.