Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24313
Title in Portuguese: Resenha de Aula de português: parâmetros e perspectivas
Author: Carvalho, Lorenna Bolsanello de
Keywords: Linguística textual
Língua Portuguesa
Ensino
Textual linguistics
Issue Date: 2015
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: Carvalho, L. B. (2015)
Abstract in Portuguese: As teorias da Linguística da Enunciação e as pesquisas universitárias relacionadas ao texto e ao discurso geraram um novo olhar para o fenômeno linguístico e, consequentemente, novas propostas para o ensino de língua materna. Entretanto, para alguns professores acostumados à tradição escolar voltada para o estudo da nomenclatura gramatical e a imitação de textos literários clássicos, as novas orientações para as aulas de português resultantes das pesquisas científicas sobre enunciação, texto e discurso contrastam com sua prática diária, o que gera dúvidas e hesitações. Os questionamentos dos professores aumentam quando surgem documentos governamentais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, que incentivam o ensino de português baseado na interação e percebem o texto como unidade de ensino fundamental da aula de Língua Portuguesa.
Description: DELL'ISOLA, Regina Lúcia Péret. Aula de português: parâmetros e perspectivas. Belo Horizonte: FALE/ Faculdade de Letras da UFMG, 2013. Resenha de: CARVALHO, Lorenna Bolsanello de. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 5, v. 5, n. 2, p. 189-193, jul./dez. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24313
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2237-6321 (online)
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_lbcarvalho.pdf103,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.