Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24308
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita
Autor(es): Machado, Marco Aurélio Cosmo
Santos, Maria Luzimar Fernandes dos
Palavras-chave: Sociointeracionismo;Leitura;Produção textual;Sociointeracionism
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Machado, M. A. C.; Santos, M. L. F. (2015)
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal apresentar os pressupostos teóricos da concepção sociointerativa de língua e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa (LP) como língua materna. À luz de Marcuschi (2008), Antunes (2010) e Koch (2011), serão expostas as principais características dessa visão de língua através de comparações com outras concepções e reflexões sobre o objetivo maior do uso da língua. Posteriormente, demonstraremos como essa visão influencia na aprendizagem de LP como língua materna. Para tanto, os processos que permeiam a leitura e a escrita de textos serão apresentados a fim de que possamos embasar as práticas de leitura e produção textual no âmbito escolar. Em seguida, apresentaremos uma proposta de atividade embasada no sociointeracionismo e direcionada para o 4º ano do ensino fundamental. Por fim, conclui-se que considerar o ensino de LP à luz do sociointeracionismo é outorgar à leitura e escrita objetivos claros e funcionais que irão dar sentido à produção textual dos alunos.
Abstract: This article has as main objective to present the theoretical assumptions of the sociointeractive conception of language and its implications in the teaching of Portuguese Language (PL) as a mother language. In the light of Marcuschi (2008), Antunes (2010) and Koch (2011), there will be exposed the main characteristics of this language view through comparisons with other conceptions and reflections about the main objective of language use. Then, we will demonstrate how this view influences in the learning of PL as a mother language. Therefore, the processes that permeate the reading and writing of texts will be presented so that we can base the reading and textual production practices in the school scope. Next, we will present an activity proposal based on sociointeracionismo and directed to the 4th grade class of basic education. Therefore, we concluded that to consider the teaching of PL in the light of sociointeracionism is to give to reading and writing clear and functional objectives that will give meaning to the textual production of the students.
Descrição: MACHADO, Marco Aurélio Cosmo; SANTOS, Maria Luzimar Fernandes dos. Sociointeracionismo: pressupostos teóricos para o embasamento de práticas escolares em leitura e escrita. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 5, v. 5, n. 2, p. 128-146, jul./dez. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24308
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_macmachadomlfsantos.pdf215,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.