Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24179
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A ideia de letramento discursivizada em enunciados: um gesto de leitura
Autor(es): Semechechem, Jakeline Aparecida
Palavras-chave: Letramento;Função enunciativa;Memória discursiva;Social literacy
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Semechechem, J. A. (2013)
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um gesto de leitura e descrição da ideia de letramento produzida em enunciados de pessoas de um município no interior do Paraná, sul do Brasil. Para o gesto de leitura e descrição dos enunciados que compõem a série enunciativa, foram adotados conceitos do método arqueológico e de desdobramentos cunhados a partir desse método. O gesto de leitura mostra que a ideia de letramento produzida é de letramento relacionado à escolarização, associado à titulação acadêmica e como ascensão social. A produção dessa ideia de letramento é perpassada pelo saber científico e pelo saber religioso que são evocados por enunciados coexistentes e pelo efeito de memória. Ainda esses enunciados evocados de um já dito apontam para a coexistência de enunciados que referenciam o entrelaçamento da ideia de letramento com o campo religioso.
Abstract: This article aims to present a gesture of reading and description of the idea of social literacy that have been produced in utterances of people of a town in Paraná state, South of Brazil. For the gesture of reading and description of utterances we adopted concepts of archaeological method and other studies that are based in this method. The gesture of reading shows that the idea of social literacy produced is the social literacy associate with schooling, academic title and social mobility. The production of this idea of social literacy is permeated by scientific knowledge and the religious knowledge that are evoked by concurrent utterances and the discursive memory. Although these utterances are evoked of previously way and be mentioned by itself, these utterances point to the coexistence of utterances that do the reference the entanglement of the idea of social literacy and religious field.
Descrição: SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida. A ideia de letramento discursivizada em enunciados: um gesto de leitura. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 2, p. 238-255, ago./dez. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24179
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_jasemechedchem.pdf192,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.