Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24156
Title in Portuguese: Relacionamento com a realidade: finitude, universalidade e medição no pensamento hegeliano
Author: Façanha, Luciano da Silva
Carvalho, Zilmara de Jesus Viana de
Araújo, Patrício Câmara
Keywords: Filosofia
Literatura
Reality
Hegel
Goethe
Issue Date: 2015
Publisher: Argumentos - Revista de Filosofia
Citation: Façanha, L. S.; Carvalho, Z. J. V.; Araújo, P. C. (2015)
Abstract in Portuguese: O objetivo do texto é contribuir para um olhar acerca do pensamento de Hegel, que o aproxime da realidade. Para isto, foi escolhida a percepção enquanto categoria psicológica, que no seu texto é trabalhada na dimensão cognitiva e permite se pensar uma questão da tradição filosófica, com uma densidade significativa, a da relação entre Uno e Múltiplo, sendo aquele universal e este das propriedades sensíveis. Para isto, recorreu-se ao texto da Fenomenologia do Espírito de Hegel e Os Anos de Aprendizagem de Wilhelm Meister de Goethe, em uma interlocução criativa com o objetivo de permitir uma melhor visualização da abstração dedutiva do pensamento hegeliano, recortando para isto os parágrafos 111 a 131 da obra dele em estudo. Os textos foram investigados partindo do destaque dos principais conceitos da Fenomenologia em seu excerto utilizado e sua aplicação a cenas da narrativa do romance goetheano, bem como a inserções estratégicas de comentadores de Hegel. A presente abordagem é pertinente por se tratar de uma leitura crítica de Hegel para além de um contexto reducionista de uma abstração irreal, bem como, uma contribuição com o intuito de se perceber as diferentes possibilidades de diálogos entre a filosofia e a literatura.
Abstract: The objective of this text is to contribute for a look about the thought of Hegel, that closely matches the reality. For this, was chosen the perception while psychological category, which in its text is crafted in the cognitive dimension and allows you to think about a matter of philosophical tradition, with a significant density, the relationship between Uno and Multiple, being universal and that this sensitive properties. This text was used, the Phenomenology of spirit of Hegel and The years of learning Wilhelm Meister of Goethe’s in a creative dialogue with the goal of allowing a better view of the deductive Hegelian thought abstraction, cutting for this paragraphs 111 to 131 of his work in study. The texts were investigated on the highlight of the main concepts of Phenomenology in your excerpt used and its application to the narrative scenes of the novel goetheano, as well as the strategic insertions of commentators of Hegel. This approach is relevant because it is a critical reading of Hegel as a reductionist context of an unreal abstraction, as well as a contribution to further understand the different possibilities of dialogue between philosophy and literature.
Description: FAÇANHA, Luciano da Silva; CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de; ARAÚJO, Patrício Câmara. Relacionamento com a realidade: finitude, universalidade e medição no pensamento hegeliano. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 7, n. 14, p. 64-73, jul./dez. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24156
metadata.dc.type: Artigo
ISSN: 1984-4255 (online)
1984-4247 (impresso)
Appears in Collections:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_lsfzjvcpcaraújo.pdf88,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.