Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23997
Título: Automatizando o projeto de alvenaria racionalizada
Autor(es): Cardoso, Daniel Ribeiro
Pinheiro, Levi Teixeira
Bertini, Alexandre Araújo
Palavras-chave: parametrização
BIM
automação do design
projeto de alvenaria
Data do documento: 2015
Citação: CARDOSO, D. R.; PINHEIRO, L. T. ; BERTINI, A. A. (2016)
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver um diagrama que sirva como base para automação de projeto de alvenaria racionalizada em qualquer plataforma BIM, visando desenvolver processos de maior eficiência computacional. A investigação adotou o método b uilding object behavior (BOB), desenvolvido pelo grupo de pesquisa formado por C hang Lee, Rafael Sacks e Charles Eastman no período de 2001 a 2004, em universidades dos Estados Unidos e Israel, em consórcio com empresas norte-americanas de concreto armado. O método se enquadra na estratégia de pesquisa d esign science . O processo de desenvolvimento do trabalho se deu em quatro etapas: fase de elucidação, fase de design, fase de validação e implementação. Ao longo da pesquisa verificou-se a existência de duas possibilidades de diagramas: a primeira proposta por nós e a segunda proposta por Monteiro (2011). Desenvolvemos as duas possibilidades, e a nossa demonstrou melhor eficiência computacional. Assim, ao fim do trabalho, conseguimos gerar os diagramas previstos e propor um diagrama que apresenta melhor eficiência computacional quando comparada a trabalhos anteriores.
Descrição: CARDOSO, D. R., PINHEIRO, L. T.; BERTINIO, A. A. Automatizando o projeto de alvenaria racionalizada. Virus, v. 11, p. 1-13, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23997
Aparece nas coleções:DAU - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_automatizando.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.