Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23750
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Arendt e Maquiavel: fundação, violência e poder no pensamento republicano
Autor(es): Pancera, Carlo Gabriel Kszan
Palavras-chave: Arendt;Maquiavel;Fundação;Poder;Violência
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Argumentos - Revista de Filosofia
Citação: Pancera, C. G. K. (2013)
Resumo: Investigo, neste texto, a relação entre fundação, poder e violência. Para fazê-lo, passo em revista a interpretação que Arendt faz de Maquiavel. Ao analisá-la e confrontá-la com uma interpretação republicana do pensamento do secretário florentino, acreditamos poder lançar alguma luz nas próprias noções estudadas, assim como numa possível compreensão de Arendt como uma autora republicana.
Abstract: Investigo, neste texto, a relação entre fundação, poder e violência. Para fazê-lo, passo em revista a interpretação que Arendt faz de Maquiavel. Ao analisá-la e confrontá-la com uma interpretação republicana do pensamento do secretário florentino, acreditamos poder lançar alguma luz nas próprias noções estudadas, assim como numa possível compreensão de Arendt como uma autora republicana.
Descrição: PANCERA, Carlo Gabriel Kszan. Arendt e Maquiavel: fundação, violência e poder no pensamento republicano. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 5, n. 9, p. 140-153, jan./jun. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23750
ISSN: 1984-4255 (online)
1984-4247 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_cgkpancera.pdf532,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.