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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Processo de geração de veridicção em um discurso persuasivo da mídia cotidiana: elementos para uma leitura crítica
Autor(es): Carneiro, Maria Angélica Lauretti
Palavras-chave: Discurso;Enunciação;Persuasão;Implícito
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Carneiro, M. A. L. (2012)
Resumo: Neste artigo são analisados alguns aspectos enunciativo-discursivos que constroem posições subjetivas presentes em uma manchete jornalística e uma foto de uma notícia presente no jornal “O Estado de S. Paulo”. Focalizam-se as noções de persuasão, tal como é vista pela nova retórica (Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2005), e a noção de implícito, a partir da teoria da enunciação de Ducrot (1972). Será mostrado que esses conceitos se apresentam indissociáveis no processo de geração de veridicção do discurso e são importantes para o posicionamento crítico diante da leitura.
Abstract: This paper analyses persuasive strategies at a headline and its illustration in a newspaper new. We focus upon persuasion and implicit in order to describe veridiction processes and subjectivity index. The theoretical framework came from new rhetoric theory (Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2005) and argumentation study, incremented by enunciative theory (Ducrot, 1972) in order to achieve critical literacy.
Descrição: CARNEIRO, Maria Angélica Lauretti. Processo de geração de veridicção em um discurso persuasivo da mídia cotidiana: elementos para uma leitura crítica. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. esp., p. 10-20, jan./jul. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23582
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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