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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23569
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva |
Autor(es): | Belém, Breno de Campos |
Palavras-chave: | Autonomia;Aprendente;Língua estrangeira;Autonomy |
Data do documento: | 2012 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | Belém, B. C. (2012) |
Resumo: | A autonomia é de primordial importância em contextos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. A incessante busca pela informação possibilita ao aprendente uma melhor competência nas habilidades linguageiras. Entretanto, diferentemente de contextos de aprendizagem de língua segunda, o aluno de uma língua estrangeira não tem contato constante com a língua falada quando está fora da sala de aula, a menos que busque meios para praticar o que aprendeu. Nesse sentido, estudos sobre a autonomia (HOLEC, 1981; LITTLE, 1991; BENSON; VOLLER, 1997; BENSON, 2001; DICKINSON, 1987; MAGNO E SILVA, 2003) mostram que alunos cientes de que habilidades e competências podem ser desenvolvidas e treinadas, de acordo com suas vontades, ou com a interdependência de outro sujeito, tornam-se melhores aprendentes, e, por consequência, demonstram melhores habilidades no uso da língua. Deste modo, este trabalho tem como objetivo analisar narrativas de aprendizagem de alunos do curso de graduação intensiva em língua inglesa da UFPA, discutindo quais reflexões os alunos fazem em relação à aprendizagem autônoma ao longo da jornada como aprendentes. A pesquisa revela que a maioria dos alunos apresentaram comportamentos autônomos devido à busca de melhorias para ensinar inglês em escolas de ensino fundamental. |
Abstract: | Autonomy is of paramount importance for teaching and learning of foreign language contexts. The endless search for the information enables the learner a better competence in language skills. However, in a different context of second language learning, the foreign language learner does not have constant contact with the language when he or she is out of the classroom, unless he or she look for ways to practice what was learned. In this sense, studies on autonomy (HOLEC, 1981; LITTLE, 1991; BENSON, VOLERL, 1997; BENSON, 2001, DICKINSON, 1987; MAGNO E SILVA, 2003) show that students are aware of what skills and competences can be developed and trained according to their wills, or the interdependence of another subject, they become better learners. Consequently, they demonstrate better skills in language use. Thus, this study aims at analyzing the learning narratives of students in an intensive English language course at UFPA, discussing what students think, relating to their independent learning along their journeys as learners. The survey reveals that most of students have shown autonomous behaviors when they were looking for improvements to teach English in elementary schools. |
Descrição: | BELÉM, Breno de Campos. O processo de autonomização em aprendentes dos cursos de licenciatura em língua inglesa de modalidade intensiva. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 123-134, jan./jul. 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23569 |
ISSN: | 2237-6321 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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