Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23489
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os conselhos escolares no ensino fundamental: análise da percepção sobre a participação na gestão escolar
Título em inglês: The school councils in managing elementary schools: analysis of perception on participation in school management
Autor(es): Brito, Lydia Maria Pinto
Sousa, Regina Lúcia Maciel de
Gurgel, Fernanda Fernandes
Palavras-chave: Gestão participativa;Participação;Conselho escolar
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: Brito, L. M. P.; Sousa, R. L. M.; Gurgel, F. F. (2014)
Resumo: O estudo objetivou analisar a percepção da participação dos Conselhos Escolares na gestão de escolas do Ensino Fundamental Municipal de Natal. Tratou-se de um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário adaptado de Holanda e Brito (2009), com questões fechadas. A amostra foi definida pelo critério de tipicidade, ou intencional. Foram coletadas 1.170 informações de 90 membros dos Conselhos Escolares representantes dos segmentos Diretores, Professores, Técnicos, Pais e Mães. A teoria de suporte do estudo é a Teoria da Participação. Os autores que sustentam a base teórica são, principalmente, Ammann (1977) e Bordenave (2008). O cotejamento da participação permitiu as seguintes considerações: a percepção de participação na gestão, nos graus mais elevados, acontece, principalmente, na avaliação dos Gestores, Professores e Técnicos. Pais/Mães e Alunos se percebem em graus menos elevados, evidenciando uma diferença relevante ao se comparar a percepção de participação entre os segmentos administrativos e comunidade, o que sugere a necessidade de estratégias que possibilitem a participação de todos no que se refere ao planejamento, execução e usufruto dos bens produzidos pela escola, rumo à consolidação de uma gestão efetivamente participativa, em que os Conselhos Escolares representam parte desse processo.
Abstract: The study aimed at analyzing the perception of the degree of participation of School Councils in managing Elementary Schools in Natal city network. This is a case study with a quantitative approach, in which Holanda and Brito’s (2007) structured questionnaire was used, with closed questions. The sample was defined by the criteria of typicality, or intentional. At the end, 1,170 observations were collected from 90 members of school councils’ representatives of segments Managers, Teachers, Technicians, Fathers and Mothers. The support study theory is the theory of participation, whose authors argue that the theoretical basis are mainly Bordenave (2008) and Amman (1997). The readback of participation, mediated by the analysis made possible via theoretical base allows the following considerations: The perception of participation in higher degrees in school management occurs primarily in evaluating the segments Managers, Teachers and Technicians. Fathers/Mothers and Students share the vision that such participation happens in lower degrees, showing a significant difference when comparing the participation in managing the administrative and community segments, suggesting the need for strategies and tools that enable the participation of all in higher degrees, both with regard to planning, the implementation and usufruct of the goods produced by the school, towards the consolidation of an effective participatory management in which the School Councils represent part of that process.
Descrição: BRITO, Lydia Maria Pinto; SOUSA, Regina Lúcia Maciel de; GURGEL, Fernanda Fernandes. Os conselhos escolares no ensino fundamental: análise da percepção sobre a participação na gestão escolar. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 118-130, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23489
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_lmpbritorlmsousa.pdf113,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.