Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23485
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Vygotsky e a Teoria histórico-cultural: análise da inclusão escolar de deficientes intelectuais
Título em inglês: Vygotsky and thory historical and cultural: analysis of the inclusion of disabled school intellectual
Autor(es): Lima, Maria do Socorro Castelo Branco Mourão
Palavras-chave: Inclusão escolar;Deficiência intelectual;Teoria histórico- cultural
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: Lima, M. S. C. B. M. (2014)
Resumo: Analisa a inclusão escolar de deficientes intelectuais na perspectiva da Teoria Histórico- Cultural (THC). Defendida por L.S. Vygotski e seus colaboradores, esta teoria baseia-se na lei geral do desenvolvimento cultural, em dois níveis – primeiramente, interpessoal e depois intrapessoal. O pensador bielo-russo, porém, acentua que somente por via das relações sociais carregadas de significações, surge o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ou culturais mediadas pelo outro, por meio da linguagem, signo por excelência. Isto é, a essência do desenvolvimento cultural consiste na apropriação e no domínio do social. O objetivo deste artigo é abordar a deficiência intelectual à luz da perspectiva da THC. Foi utilizada, exclusivamente, a pesquisa bibliográfica, sendo os principais autores mencionados Lev Semenovitch Vygotski (1997) e Ana Maria Nurdi Padilha (2014). O texto focaliza quatro tópicos: 1- Mudança da nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual; 2- Inclusão escolar/exclusão; 3- Teoria Histórico-Cultural; e 4- Inclusão de deficientes intelectuais na perspectiva Histórico-Cultural, com vistas a fomentar o debate da inclusão escolar de deficientes intelectuais não apenas como produto de condições orgânicas, contudo, culturais e sociais.
Abstract: Analyzes the educational inclusion of the intellectually disabled in the perspective of the Historical-Cultural Theory (THC). Defended by L. S. Vygotsky and his collaborators, is based on the general law of cultural development, on two levels: - first, interpersonal and then, intrapersonal. The Belarusian thinker, however, stresses that through social relations filled with meanings, it arises the development of cultural or higher psychological functions mediated by the other, through language, sign par excellence. That is, the essence of the cultural development consist on the appropriation and in the social domain. The purpose of this article is to address intellectual disabilities in light of the THC perspective. It was utilized, exclusively, bibliographic research, the main authors mentioned were Lev Vygotsky Semenovitch (1997) and Ana Maria Nurdi Padilha (2014). The text focuses on four topics: 1- Change of nomenclature from mental disability to intellectual disabilities; 2- Educational inclusion / exclusion; 3- Historical-Cultural Theory.; and intellectual disability 4-Inclusion of the intellectually disabled in the Historical Cultural perspective, in order to foster debate on educational inclusion of intellectually disabled ,not only as a product of organic conditions, nevertheless, cultural and social.
Descrição: LIMA, Maria do Socorro Castelo Branco Mourão. Vygotsky e a Teoria histórico-cultural: análise da inclusão escolar de deficientes intelectuais. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 59-77, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23485
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_mscbmlima.pdf143,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.