Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Ângelo Bruno Lucas de-
dc.date.accessioned2017-06-21T13:35:50Z-
dc.date.available2017-06-21T13:35:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOliveira, A. B. L. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23462-
dc.descriptionOLIVEIRA, Ângelo Bruno Lucas de. Dos inutensílios do poeta ou a arte de acender vaga-lumes: a poesia de Manoel de Barros. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 8, p. 20-29, jul./dez. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis work elects three poems by Manoel de Barros, from which is possible to write commentaries about poetry and its nature. Thus, the corpus of this research consists of excerpt IX of “Sabiá com trevas”, the fragment V of “Retrato quase apagado em que se pode ver perfeitamente nada” and “Comparamento”. The writings are close to the thought of part of literary theory of the twentieth century. This thought sees literature of a different way, endowing it with features as the empty and meaninglessness. Thinkers who follow this theoretical line and constitutes the theoretical basis of this work, among others, are Barthes (2004, 2007, 2010), Blanchot (1997, 2005, 2011), Deleuze (2011) and Nancy (2013). The poetry of Manoel de Barros as shown here corroborates the thought of the authors, endowing itself with a reflective and self-critical character.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.subjectManoel de Barrospt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectAusência de sentidopt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.titleDos inutensílios do poeta ou a arte de acender vaga-lumes: a poesia de Manoel de Barrospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho elege três poemas de Manoel de Barros, a partir dos quais é possível tecer comentários sobre a poesia e sua natureza. Constituem, pois, o corpus da pesquisa, o excerto número IX de “Sabiá com trevas”, o fragmento V de “Retrato quase apagado em que se pode ver perfeitamente nada” e “Comparamento”. Os escritos mantêm similaridades com o pensamento de parte da teoria literária do século XX, que vê a literatura de modo distinto da tradição, atribuindo-lhe características como o vazio e a ausência de sentido. Pensadores que seguem essa linha teórica e que constituem a base teórica do presente estudo são, dentre outros, Barthes (2004, 2007, 2010), Blanchot (1997, 2005, 2011), Deleuze (2011) e Nancy (2013). A poesia de Manoel de Barros, como apresentada aqui, corrobora o pensamento dos autores, investindo a si própria de um caráter autorreflexivo e autocrítico.pt_BR
Appears in Collections:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_abloliveira.pdf430,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.