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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23453
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Formação humanística e ética: notas críticas |
Título em inglês: | Humanistic and ethical formation: critical notes |
Autor(es): | Silva, Marcelo José de Souza e |
Palavras-chave: | Humanismo;Ética;Moral;Educação |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | Silva, M. J. S. (2014) |
Resumo: | Nos dias de hoje existe um discurso acentuado sobre a necessidade de superar o ensino tecnicista e sua suposta lógica não humana e não ética, principalmente na área da saúde. Porém, esse discurso é uma mistificação da realidade objetiva. Cada sociedade possui uma moral, de acordo com as relações sociais de produção da época, sendo a ética o estudo dessa moral. No capitalismo, essa moral busca o lucro acima de tudo. Após a crise do início da década de 1970, foram formuladas críticas que buscavam as causas da crise, porém, devido à falta de um embasamento teórico que permitisse entender as determinações sociais envolvidas, a crítica foi direcionada ao ensino, especificamente o ensino técnico-científico. Essa superação procura se dar através da adesão ao ideário do aprender a aprender como concepção pedagógica, supondo que ela possui os elementos que podem humanizar e tornar ética a formação. Porém, tanto esse ideário quanto o ensino técnico-científico são formulações que não procuram mudar as bases da sociedade, e, assim, não possuem condições de alcançar aquilo que almejam. O discurso humanista serve, portanto, como forma de adaptar ao máximo o indivíduo à sociedade capitalista. |
Abstract: | Nowadays there is a sharp speech about the need to overcome the technical education and its alleged non-human and unethical logic, especially in health area. However, this speech is a mystification of objective reality. Each society has a moral, according to the social relations of production of the epoch, being ethics the study of this moral. In capitalism, the morality seeks profit above all else. After the crisis of the early 1970s, there was criticism that sought the causes of the crisis, however, due to the lack of a theoretical framework that allows understanding the social determinants involved, criticism was directed to education, particularly technical-scientific education. Seeks to overcome this by adhering to the ideals of learning to learn as instructional design, assuming it has the elements that can humanize and make ethical the education. However, both learning to learn and the technical-scientific education are formulations that are not seeking to change the foundation of society, and thus cannot afford to achieve what they aspire. The humanist discourse thus serves as a way to adapt most the individual to capitalist society. |
Descrição: | SILVA, Marcelo José de Souza e. Formação humanística e ética: notas críticas. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 11, p. 127-142, 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23453 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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