Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23450
Title in Portuguese: Meritocracia escolar e educação profissional: um estudo sobre o PRONATEC
Title: Professional education and the meritocracy: a survey on PRONATEC
Author: Cruz, Keyla de Souza Lima
Carneiro, Isabel Magda Said Pierre
Arrais Neto, Enéas de Araújo
Keywords: Educação profissional
Meritocracia escolar
Programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego
Qualificação profissional
Issue Date: 2014
Publisher: Revista Labor
Citation: Cruz, K. S. L.; Carneiro, I. M. S. P.; Arrais Neto, E. A. (2014)
Abstract in Portuguese: Este trabalho analisa até que ponto o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) tem contribuído para ampliar o acesso à educação profissional de jovens e trabalhadores. Para tanto, realizamos uma análise desse programa no contexto atual de expansão da Rede Federal de Educação profissional, problematizando a relação da gestão do programa com o discurso meritocrático de ascensão e sucesso profissional. Inserida numa abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo classifica-se como um estudo de caso numa instituição pública federal de educação profissional. Como procedimento de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os profissionais gestores do referido programa: o coordenador geral e o coordenador adjunto. Dentre os resultados destacamos o acesso de jovens e trabalhadores à educação profissional por meio dos cursos de formação inicial e continuada (FIC’s) e dos cursos técnicos, contudo a pesquisa revela o interesse político atual a nível nacional e local de ofertar cursos FIC’s em detrimento dos cursos técnicos integrados. As principais razões apontadas pelos gestores foram: não possuírem uma estrutura de laboratórios e de recursos humanos suficientes para suprir as necessidades dos cursos técnicos, além de sinalizarem que o público-alvo deste programa não estaria “muito bem preparado”, ressaltando a existência de altos índices de evasão. Ademais os sujeitos da pesquisa apontaram as dificuldades de acompanhamento dos jovens nos cursos, em decorrência das lacunas educacionais, especialmente, no que diz respeito aos conhecimentos nas áreas de exatas. Apesar das limitações da escola na formação profissional, é inegável o valor do "certificado escolar", que abre as portas para o exercício das funções intelectuais.
Abstract: This article develops the analisys of PRONATEC and its intention of enlarging the hole of professional education in Brasil. It covers the context of the IFCe, posing questions such as the discourse of meritocracy. The survey centers in interwiews and questionairies presented to the administrators of this programme in that institution. The results stress an important point related to the enlarged public access to this programme, and reveal some problems focusing a better integration of the students and courses in the actual structure of IFCe.
Description: CRUZ, Keyla de Souza Lima; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. Meritocracia escolar e educação profissional: um estudo sobre o PRONATEC. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 11, p. 73-90, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23450
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1983-5000
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_kslcruzimspcarneiro.pdf352,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.