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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23259
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Excessos da falta em Por que sou gorda, mamãe? |
Autor(es): | Santos, Helenice Fragoso dos Brandão, Gilda Albuquerque de Vilela |
Palavras-chave: | Exesso;Falta;Memória;Corpo |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrelaces |
Citação: | SANTOS, Helenice Fragoso dos; BRANDÃO, Gilda Albuquerque de Vilela. Excessos da falta em Por que sou gorda, mamãe?. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 3, n. 3, p. 79-90, nov. 2013. |
Resumo: | A literatura assim como outros modos de manifestações artísticas quase sempre comporta uma problematização sobre presentificação do sujeito no processo de elaboração e recepção da obra. Seja no que diz respeito àquele que consideramos responsável pelo produto criativo: o autor, seja na observação daquele para quem a obra é destinada: o leitor. Neste movimento, pensar a literatura compreende um exercício de reflexão sobre os diferentes sujeitos envolvidos neste processo, como produtor, receptor, ou ainda um sujeito ficcional. No romance Por que sou gorda, mamãe? (2006), de Cíntia Moscovich a discussão sobre a constituição do sujeito é sinalizado já no título, e remonta-nos à compreensão dos fatores – genéticos, culturais e ficcionais – que constituem o ser que formula tal questão. Tais considerações, nos leva a acreditar que a escrita Moscovichiana (2006) nesta obra estabelece uma estreita relação entre os signos do excesso e da falta, pois na medida em que a protagonista elimina alguns quilos, ela retoma episódios marcantes de sua existência ao mesmo tempo em que esbarra na possibilidade de ficcionalização de tais eventos. Nosso interesse é realizar uma leitura deste romance tentando examinar a presentificação dos signos do excesso e da falta e sua relação com os aspectos da memória e representação do corpo a partir das considerações de Ítalo Calvino (1990) – quanto à manifestação do traço da visibilidade e Perrone-Moisés (2007) – no que se refere ao entendimento da literatura como um fenômeno atravessado pela experiência da falta. |
Abstract: | Literature, as well as other ways of artistic manifestations, almost always involves a questioning about the embodiment of a subject into the process of creation and reception of the work. Be it in regard to that we consider responsible for the creative product: the author, or in regards to the observation of the one for whom the work is intended: the reader. In this way, thinking about Literature involves an exercise of reflection on the various characters involved in this process, such as producers, receivers, or a fictional subject. In the novel, Por que sou gorda, mamãe? (2006), of Cíntia Moscovich, by the discussion on the nature of the protagonist is signed in the title itself, and calls to mind the understanding of characteristics - genetic, cultural and fictional - that comprise the individual who is asking this question. Such considerations lead the reader to believe that Moscovich’s (2006) writing in this work establishes a close relationship between the signs of excess and absence; for, as the protagonist loses a few pounds, she recalls fundamental moments of her existence, and, at the same time, she runs into the possibility of - “fictionalization” of these very events. Our interest is, to perform a reading of this novel with the goal of examining the incorporation of the ideas of excess and absence and their relationship with aspects of memory, and of representation of the body, based on considerations of both Italo Calvino (1990) – with regards to the manifestation of visibility; and Perrone-Moses (2007) – concerning the understanding of literature as a phenomenon marked by the experience of need. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23259 |
ISSN: | 1980-4571 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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