Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23188
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha de O marxismo de Marx
Autor(es): Carvalho, Tainã Alcantara de
Palavras-chave: Ideologia marxista;Capitalismo;Teoria do valor-trabalho;Classe operária
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citação: CARVALHO, Tainã Alcantara de. O marxismo de Marx. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, n. 5, p. 150-154, ago. 2014. Resenha da obra de: ARON, Raymond. O marxismo de Marx. 3. Ed. Tradução: Jorge Bastos. São Paulo: Arx, 2005.
Resumo: Iniciando seus estudos sobre Marx em 1931 por conta da curiosidade em entender melhor a crise que afetava o mundo de então, ao sociólogo e filósofo francês Raymond Aron é revelada uma teoria que se tornaria presente em suas aulas e obras. Em meio ao Marx do século XIX e aos vários marxismos presentes no século XX e, com eles, às mais diversas perspectivas acerca da história e do sistema econômico, por exemplo, Aron, em busca de um real entendimento da ideologia marxista e da própria voz do pensador alemão, coloca para si a explicação da afirmação de Marx de que ele mesmo não se considera marxista. Então, perguntar-se-ia Aron: qual seria o marxismo de Marx? [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23188
ISSN: 1984-4735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_tacarvalho.pdf46,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.