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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O PIBID como política pública de formação de professores
Título(s) alternativo(s): El PIBID como política pública de formación de docentes
Título em inglês: PIBID as public policy for teacher education
Autor(es): Silva, Solange Mendes da
Nunes, Claudio Pinto
Palavras-chave: Aprendizagens;PIBID;Política pública de formação de professor;Learning
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Silva, S. M.; Nunes, C. P. (2016)
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise do tipo estado da arte dos trabalhos publicados em torno da temática de pesquisa concernente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como um aporte de aproximação entre teoria e prática. O PIBID está se constituindo através de sua ação como uma política pública de formação de professor. O trabalho é um levantamento bibliográfico de estudos publicados acerca da temática. As publicações apresentadas compõem um marco temporal de cinco anos e foram encontradas nos espaços de divulgação de pesquisas que constituem bancos de dados de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Apresenta trabalhos que evidenciam a temática de pesquisa. Além disso, o texto apresenta as principais reflexões acerca dos trabalhos encontrados, realizando uma síntese da relação das contribuições destes trabalhos com a ampliação do tema. Os resultados do presente estudo apontam para o movimento natural que o PIBID vem constituindo a partir de sua ação e amplitude. O artigo evidencia, também, o movimento de constituição do programa como política pública de formação de professor e destaca as aprendizagens decorrentes desse processo.
Abstract: This study aims to present a state-of-the-art analysis on works published about the issues involving the Institutional Program for Initiation Grant to Teaching (in Portuguese “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID”). Since PIBID has continuously been become a public policy of professor education, this article brings a literature review of published works on the theme throughout the past five years. Those publications come from journals that constitute a pertinent database maintained by relevant scientific associations and institutions like CAPES, ANPED and IBICT. So, this paper represents a synthesis of the main reflections with regard to the theme PIBID, which were published so far and have contributed with its expansion. The results of this study point out to the natural movement that shows PIBID increasing in its actions and amplitude, and becoming a public policy of teacher education. In the end, the paper highlights the learning resulting from this process.
Resumen: Este estudio tuvo como objetivo presentar un análisis de tipo estado del arte de los trabajos publicados sobre el tema de investigación en relación con el Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia (PIBID), como aporte de acercamiento entre la teoría y la práctica. El PIBID se está construyendo a través de su acción como una política pública de formación de docentes. Las publicaciones presentadas componen un hito temporal de cinco años y han sido encontradas en los espacios de difusión de estudios que constituyen las bases de datos de periódicos publicados por la Capes, la Anped y el Ibict. La meta del artículo es presentar trabajos que evidencian el tema de la investigación. Además, el texto expone las principales reflexiones sobre los trabajos que han sido encontrados, realizando una síntesis de relación de las contribuciones de esos trabajos para ampliar el tema. Los resultados de este estudio indican el movimiento natural que el PIBID ha constituido a partir de su acción y amplitud. El artículo muestra también el movimiento de constitución del Programa como política pública de formación de maestros y señala el aprendizaje resultante de ese proceso.
Descrição: SILVA, Solange Mendes da; NUNES, Claudio Pinto. O PIBID como política pública de formação de professores. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 89-103, jul./dez. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23141
ISSN: 2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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