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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Políticas educacionais e internacionalização da educação superior: complexidade, impactos e desafios
Título(s) alternativo(s): Políticas educacionales e internacionalización de la educación superior: complejidad, impactos y desafíos
Título em inglês: Educational policies and internationalization of higher education: complexity, impacts and challenges
Autor(es): Sudbrack, Edite Maria
Nogaro, Arnaldo
Palavras-chave: Políticas de internacionalização;Globalização;Organismos internacionais;Diálogo intercultural
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Sudbrack, E. M.; Nogaro, A. (2016)
Resumo: O propósito deste ensaio é refletir acerca dos processos de internacionalização e seus impactos nas políticas educacionais, notadamente do ensino superior. A temática abordada no texto é relativamente recente, complexa e eivada de contradições. A metodologia é de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica contida na literatura nacional e internacional. A mobilidade crescente, especialmente entre estudantes e países, revela níveis nunca vistos, exigindo novos posicionamentos das instituições e países. O artigo discute os apelos existentes para o processo de internacionalização, apontando equívocos que podem decorrer do incremento à competividade, da mercadorização do conhecimento ou de um novo colonialismo dos países avançados sobre os periféricos. O objeto de estudo insere-se nas iniciativas crescentes de trocas e intercâmbios entre IES e países lançando questões sobre as relações de dominação ou de neocolonialismo indesejáveis, mas advogando diálogos interculturais. O trabalho deve plasmar-se no diálogo entre culturas, ressalvando a autonomia universitária e a solidariedade entre os povos, encarando- as como um campo social que faculta a produção de conhecimento internacional. O cenário acadêmico encontra-se pouco contagiado e distraído em relação aos impactos e às influências da internacionalização. Cabe aos pesquisadores e intelectuais diretamente envolvidos com a universidade, espaço da gênese, circulação e reconstrução do conhecimento, alertar para a prudente vigilância e a percepção dos acontecimentos de seu tempo, especialmente aqueles oriundos de outros territórios e que provocam impactos significativos no seu ser e no seu fazer.
Abstract: This essay aims to reflect on the processes of internationalization and their impacts on educational policies, mainly on higher education. The theme we discuss is relatively new, complex and full of contradictions. It is inserted in a qualitative approach and based on the bibliographic research through a national and international literature. The increasing mobility, especially among students and countries, reveals unprecedented levels requiring for new positions from institutions and countries. The article discusses existing appeals for the internationalization process pointing mistakes that may arise from the increase of the competitiveness, from the commodification of knowledge or from a new colonialism of the developed countries over the peripheral ones. The object of this study is the increasing initiatives of exchanges between high education institutions and countries, focusing on issues about unwanted relationships of domination and neocolonialism, and advocating an intercultural dialogue. The work must have its agenda in the dialogue amongst cultures, highlighting the autonomy of the university and the solidarity amongst the people, facing it as a social field that stimulates the production of international knowledge. The academic scenario seems not to care much about the impacts and influences of the internationalization. Thus, it is a responsibility of researchers and intellectuals who are involved with the university – space of knowledge’s genesis, as well of its circulation and reconstruction – to alert about the vigilance and perception of contemporaneous facts, mainly those who come from other territories but promote significant impacts on ways to be and to do of the universities.
Resumen: El enfoque de este trabajo es relativamente reciente, complejo y plagado de contradicciones. El texto reflexiona sobre el fenómeno de la internacionalización / transnacionalización de la educación como resultado de la globalización, en particular, de la educación superior. El aumento de la movilidad, especialmente entre los estudiantes y los países, revela niveles sin precedentes, lo que requiere nuevas posiciones de las instituciones y países involucrados. En este artículo se discute el llamamiento existente para el proceso de internacionalización, señalando los conceptos erróneos que puedan surgir por el aumento de la competitividad, la mercantilización del conocimiento o de un nuevo colonialismo en los países avanzados sobre los periféricos. El artículo es de carácter teórico y sugiere que la internacionalización promueve el diálogo entre las culturas, destacándose en él la autonomía universitaria y la solidaridad entre los pueblos, lo que se percibe como un campo social que ofrece la producción de conocimiento internacional.
Descrição: SUDBRACK, Edite Maria; NOGARO, Arnaldo. Políticas educacionais e internacionalização da educação superior: complexidade, impactos e desafios. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 121-135, jul./dez. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23134
ISSN: 2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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