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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação, desenvolvimento e inclusão digital: reflexões teórico-metodológicas para uma avaliação dos Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID´s
Título em inglês: Education, development and digital inclusion: theoreticalmethodological evaluation of the Centros Rurais de Inclusão Digital - CRID´S
Autor(es): Gussi, Alcides Fernando
Muniz, Cátia Regina
Borges Neto, Hermínio
Palavras-chave: Avaliação;Desenvolvimento;Educação;Inclusão digital
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Revista Avaliação de Políticas Públicas
Citação: GUSSI, Alcides Fernando; MUNIZ, Cátia Regina; BORGES NETO, Hermínio. Educação, desenvolvimento e inclusão digital: reflexões teórico-metodológicas para uma avaliação dos Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID´s. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 5, p. 21-32, jan./jun. 2010.
Resumo: A proposta deste artigo é apresentar as reflexões teóricas e a proposta metodológica de uma pesquisa de avaliação, em curso, sobre os Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID´s, ambientes virtuais de aprendizagem instalados em comunidades de assentamentos rurais no Ceará, no âmbito de um programa do Laboratório de Multimeios da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Ceará - UFC. Essa pesquisa objetiva formular indicadores socioculturais que permitam avaliar em que medida o uso das tecnologias digitais na educação estão contribuindo para inclusão social, bem como para a promoção do desenvolvimento local. Para tanto, apresentamos seus resultados iniciais que consistem numa discussão analítica sobre as noções de desenvolvimento que norteiam a pesquisa e na proposta metodológica de caráter etnográfico. As conclusões indicam que uma avaliação dos CRID´s deve articular o desenvolvimento às várias dimensões da vida social das comunidades rurais em que estão instalados.
Abstract: The purpose of this paper is to present the theoretical reflections and methodological proposal for an evaluation research in progress on the Rural Center for Digital Inclusion – CRID’s, virtual learning environments installed in the rural communities in Ceará, a program of the Multimedia Laboratory of the Faculty of Education/ Universidade Federal do Ceará. This research aims to formulate socio-cultural indicators to evaluate to the use of digital technologies in education and the contribution to social inclusion and local development. This paper presents the initial results that consist of analytical discussion on the notions of development that guide the ethonografics research. The conclusions indicate that an of the development should articulate the development of various dimensions of social life of rural communities in which they are installed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22916
ISSN: 1984-3100
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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