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Title in Portuguese: Crianças à sombra do conceito: perfil conceitual de gravidade
Title: Children in the shadow of the concept: conceptual profile of the concept of gravity
Author: Andrade, Maria Amália Simonetti Gomes de
Advisor(s): Cruz, Sílvia Helena Vieira
Keywords: Crianças - Processo de Ensino-Aprendizagem
Educação infantil - Processo de Ensino-Aprendizagem
Processo de Ensino-Aprendizagem
Internalist zone
Externalist zone
Issue Date: 2014
Citation: Andrade, M. A. S. G.; Cruz, S. H. V. (2014)
Abstract in Portuguese: Este estudo teve como objetivo principal constituir um perfil conceitual de gravidade com concepções de gravidade de crianças de quatro e cinco anos de idade. A abordagem de perfis conceituais foi adotada como ferramenta teórico-metodológica de análise da heterogeneidade dos modos de pensar e falar esse conceito. Essa abordagem, concebida por Mortimer (2000) e desenvolvida por um grupo de pesquisadores no programa de pesquisa de perfis conceituais, já foi empregada em várias pesquisas, dissertações e teses no Brasil e em outros países. O perfil conceitual deste estudo foi constituído em três domínios genéticos: o domínio sociocultural, por meio de uma revisão bibliográfica sobre a história do conceito de gravidade; o ontogenético, por meio da compilação de estudos sobre concepções de gravidade de estudantes; e o microgenético, por meio de um estudo de caso de natureza exploratória realizado com crianças de quatro e cinco anos de idade para apreender suas conceitualizações de gravidade. A análise dialógica dos discursos das crianças sobre o porquê de coisas caírem possibilitou uma proposição de perfil conceitual de gravidade, constituído em quatro zonas: internalista, externalista, composicional. Essas quatro zonas representam modos de compreensão das crianças sobre o conceito de gravidade. A zona internalista expõe que a gravidade é característica do corpo; a zona externalista que a gravidade é provocada por uma ação externa ao corpo; a zona composicional mostra que a gravidade é intercambio de ações.
Abstract: This study aimed to provide a conceptual profile of gravity with conceptions of gravity of children four and five years old. The approach of conceptual profiles was adopted as a theoretical and methodological tool for analyzing the heterogeneity of ways of thinking and talking about this concept. This approach, designed by Mortimer (2000) and developed by a group of researchers in the research program of conceptual profiles, has already been used in several studies, dissertations and theses in Brazil and other countries. The conceptual profile of this study consisted of three genetic domains: the sociocultural domain, through a literature review on the history of the concept of gravity; the ontogenetic, through the compilation of studies on student conceptions of gravity; and the microgenetic, through an exploratory case study conducted with children four and five years old to grasp their conceptualizations of gravity. The dialogic analysis of discourses of children about why things fall provided a proposition of a conceptual profile of gravity, consisting in three zones: internalist, externalist and compositional. These three zones represent ways of children understanding about the concept of gravity. The internalist zone exposes that gravity is a characteristic of the body; externalist zone exposes that gravity is caused by an external action to the body; compositional zone shows that gravity is an exchange of actions.
Description: ANDRADE, Maria Amália Simonetti Gomes de. Crianças à sombra do conceito: perfil conceitual de gravidade. 2014. 126f. .– Tese (Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22865
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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