Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22715
Título: Competência em Informação: indicadores de performance dos bibliotecários atuantes em bibliotecas universitárias
Autor(es): Farias, Gabriela Belmont de
Nascimento, Eliene Gomes Vieira
Bezerra, Neiliane Alves
Gomes, Pablo
Palavras-chave: Competência em Informação
Biblioteca Universitária
Indicadores de Performance
Bibliotecário
Data do documento: 2015
Editor: Universidade de Brasília/Faculdade de Ciência e Informação
Citação: Farias, G. B.; Nascimento, E. G. V. ; Bezerra, N. A. ; Gomes, P. (2015)
Resumo: O ambiente universitário é reconhecido pela sociedade como um locus de conhecimento e fomento da educação. neste espaço, as bibliotecas universitárias vêm desenvolvendo ações com intuito de sensibilizar e desenvolver habilidades de acesso e uso da informação. No contexto brasileiro, as ações relacionadas à competência em informação têm sido vinculadas, em sua grande maioria, à capacitação do usuário, ficando subtendido que o bibliotecário possui habilidade informacional suficiente para atender Às demandas informacionais dos usuários. Com intuito de refletirmos sobre a performance do bibliotecário em relação Às habilidades exigidas pelo contexto universitário, formulamos a seguir três questões: Na perspectiva do bibliotecário, quais indicadores de performance eles identificam ao realizarem suas atividades? O objetivo geral está em caracterizar os indicadores de performance dos bibliotecários que atuam no processamento técnico e serviço de referência, pois entendemos que ambos os serviços estão diretamente relacionados a atender às demandas informacionais do usuário. A pesquisa caracteriza-se por sua natureza aplicada, exploratória e de campo. A coleta de dados evidenciou que os bibliotecários vêm buscando a capacitação através da educação continuada. Revela ainda que são capazes de definir e articular as necessidades informacionais dos usuários, observando as questões éticas, legais e socioeconômicas que cercam o uso da informação. Concluiu-se que os bibliotecários, na sua grande maioria, possuem habilidades informacionais. Ressalta-se que essa análise se baseou em dados estatísticos que revelam um esforço real dos bibliotecários em assumir o papel de mediador da informação no contexto universitário.
Descrição: Farias, Gabriela Belmont de; Nascimento, Eliane Gomes Vieira; Bezerra, Neiliane Alves; Gomes, Pablo. Competência em informação: indicadores de performance dos bibliotecários atuantes em biblioteca universitárias. In: Simeão, Elmira Luíza Melo Soares; Belluzzo, Regina Célia Baptista. (Orgs.). Competência em Informação: teoria e práxis. 1 ed. Brasília: Universidade de Brasília/Faculdade de Ciência e Informação, 2015, v. 1. p. 231-246.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22715
ISBN: 978-85-88130-47-0
Aparece nas coleções:DCI - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_cgbfarias.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.