Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22672
Title in Portuguese: Avaliação qualitativa de uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora na disciplina Tecnologias da Informação I
Title: Qualitative evaluation of a innovative method of teaching-learning in discipline Information Technologies I
Author: Silva, Antonio Wagner Chacon
Nunes, Jefferson Veras
Keywords: Educação em Ciência da Informação
Metodologia de ensino-aprendizagem
Autoformação
Autoavaliação
Terapia da realidade
Education in Science of Information
Teaching-learning methodology
Self education
Self assessment
Reality therapy
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal da Bahia
Citation: SILVA, Antonio Wagner Chacon; NUNES, Jefferson Veras. Avaliação qualitativa de uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora na disciplina Tecnologias da Informação I. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 17, 2016, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2016, 21p.
Abstract in Portuguese: Relato de pesquisa qualitativa que objetivou verificar a eficiência, eficácia e efetividade de uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora empreendida na disciplina Tecnologias da Informação I, ministrada para os alunos matriculados no primeiro semestre letivo do ano de 2016, no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Benfica em Fortaleza. Apresenta base teórica multidisciplinar relacionada à cognição, assim como: a Teoria da Cognição de Santiago, de Humberto Maturana; a relação entre matéria e memória, conforme Henri Bergson; a recursividade da percepção da repetição e da diferença, segundo Gilles Deleuze; e a Teoria do Psiquismo, conforme Sigmund Freud. Expõe as técnicas pedagógicas empreendidas na disciplina, destinadas a capacitar os alunos a aprenderem de forma autopoiética. Descreve uma metodologia de pesquisa qualitativa, baseada nas análises de conteúdos das histórias de vida educacionais de cada um dos alunos, das suas autoavaliações das aprendizagens e das avaliações que elaboraram sobre a metodologia de ensino-aprendizagem e do ministrar da disciplina pelo professor. Na análise dos dados, mostra expressões dos alunos que se coadunam com as bases teóricas e se consubstanciam em indícios conducentes a considerações finais ensejando a adequação da metodologia de ensino-aprendizagem empreendida aos objetivos da disciplina.
Abstract: Qualitative research report that aims to assess the effectiveness, efficiency and effectiveness of an innovative teaching-learning methodology undertaken in the discipline of Information Technology I, given to students enrolled in the first semester of the year 2016, in Library Science Course of Federal University of Ceará, campus Fortaleza. It presents multidisciplinary theoretical basis related to cognition, as well as the Santiago’s Theory of Cognition, as Humberto Maturana; the relationship between matter and memory as Henri Bergson; recursion perception of repetition and difference, according to Gilles Deleuze; and psyche theory, as Sigmund Freud. Exposes the pedagogical techniques undertaken in the discipline designed to enable students to learn from autopoietic way. Describes a qualitative research methodology, based on content analysis of the stories of the educational lives of each of the students, their self-assessments of learning and assessments that elaborated on the teaching-learning methodology and teach the course by the teacher. In the analysis of the data shows expressions of students consistent with the theoretical basis and are embodied in evidence leading to final considerations giving rise to the adequacy of teachinglearning methodology undertaken to discipline goals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22672
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN: 2177-3688
Appears in Collections:DCINF - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_awcsilva.pdf208,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.