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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho-
dc.contributor.authorTavares, Ibbertson Nobre-
dc.date.accessioned2017-05-02T18:51:36Z-
dc.date.available2017-05-02T18:51:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTAVARES, Ibbertson Nobre. Experiências formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a História de Vida desvelando minha formação docente. 2017. 83f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22618-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociedade de Cultura Artística do Crato - SCACpt_BR
dc.subjectTrajetória de Vidapt_BR
dc.subjectCrato (CE) – Cultura popularpt_BR
dc.subjecthabitus musicalpt_BR
dc.subjectHistoria de Vidapt_BR
dc.titleExperiências formadoras e habitus musical no Cariri cearense: a História de Vida desvelando minha formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa almeja compreender, por meio da minha História de Vida, como se dá a formação do educador musical inserido no campo musical do Cariri cearense. Essa região situada no sul do Estado do Ceará se constitui como um campo rico em manifestações socioculturais, onde múltiplos espaços e processos se entrelaçam, propiciando ao educador musical inserido nesse contexto, experiências formadoras das mais diversas. Atuando como agente desse campo, transito por subcampos que são responsáveis pela constituição do meu habitus. Desse modo, este trabalho descreve o habitus por mim incorporado, permeado de certas recordações-referências que desencadeiam as reflexões necessárias para atender aos objetivos da pesquisa. Assim, por se tratar de uma pesquisa autobiográfica, adotou-se a História de Vida em Formação (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodológico, pois essa pode desvelar os saberes experienciados na minha trajetória de vida e relacioná-los com a formação musical e/ou docente. Logo, a pesquisa teve nos relatos autobiográficos a sua maior fonte de coleta de dados; mas, para um melhor desenvolvimento desta, também foram ouvidos agentes que são relevantes para a constituição do campo musical caririense. Para melhor entendimento dos processos formadores que permeiam a minha História de Vida, utilizou-se do enfoque sociológico bourdieusiano, tendo como fio condutor os conceitos de campo e habitus. Destarte, o texto aspira a um diálogo entre a praxiologia e a História de Vida, buscando associar o referencial metodológico/teórico oferecido pelo método (auto)biográfico, com a proposta teórica desenvolvida pelo francês Pierre Bourdieu. Portanto, a História de Vida não conveio apenas como metodologia, mas também como um dos referenciais teóricos mais relevantes. Com efeito, no transcorrer da pesquisa, foi possível, por via da História de Vida e do entendimento sociológico de Bourdieu, analisar os processos formativos que constituem o educador musical no Cariri cearense.pt_BR
dc.description.abstract-esLa investigación tiene como objetivo comprender, por medio de mi Historia de Vida, como se produce la formación del educador musical inserto en el campo musical del Cariri cearense. Esa región, situada al sur del Estado de Ceará, se constituye como un campo rico en manifestaciones socioculturales, donde múltiples espacios y procesos se entrelazan, propiciando al educador musical inserto en el contexto, las más diversas experiencias formadoras. Actuando como agente de ese campo, transito por subcampos que son responsables de la constitución de mi habitus. De modo, este trabajo describe el habitus incorporado por mí, que esta permeado de ciertos recuerdos-referencias que desencadenan las reflexiones necesarias para atender los objetivos de la investigación. Así, al tratarse de una investigación autobiográfica, adoptó el Historia de Vida en Formación (JOSSO, 2004; 2007) como aporte metodológico, pues ella puede desvelar los saberes que he experimentado en mi trayectoria de vida y relacionarlos con la formación musical y/o docente. Así, la investigación fue los relatos autobiográficos su mayor fuente de colecta de datos; pero, para un mejor desarrollo de esto, también fueron escuchados agentes que son relevantes para el establecimiento del campo musical caririense. Para entender mejor los procesos formadores que permean mi Historia de Vida, se utilizó el enfoque sociológico bourdieusiano, teniendo como hilo conductor los conceptos de campo y habitus. De esta forma, el texto aspira a establecer un dialogo entre la praxiologia y la Historia de Vida, buscando asociar el referencial metodológico/teórico ofrecido por el método (auto) biográfico, con la propuesta teórica desarrollada por el francés Pierre Bourdieu. Por tanto, la Historia de Vida no ha sido usada apenas como metodología, sino también como uno de los referenciales teóricos más relevantes. De esa forma, en el transcurso de la investigación, fue posible, a través de la Historia de Vida y del entendimiento sociológico de Bourdieu, analizar los procesos formativos que constituyen al educador musical en el Cariri cearense.pt_BR
dc.title.enExperiencias formadoras y habitus musical en Cariri cearense: a Historia de Vida revelando mi formación docentept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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